A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) adquiriu um robot cirúrgico de última geração, num investimento de 2,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O novo robot cirúrgico foi anunciado na segunda-feira, 27 de novembro, pelo Presidente do Conselho de Administração, Casimiro Ramos, na cerimónia que assinalou os 40 anos do Hospital de Abrantes.
O equipamento, que será instalado no Hospital de Tomar, vai revolucionar a prática cirúrgica na região, reforçando a diferenciação tecnológica e clínica da ULS e consolidando o papel de referência dos hospitais de Abrantes, Torres Novas e Tomar na prestação de cuidados de saúde de excelência à população dos onze concelhos servidos pela instituição.
A plataforma robótica de alta precisão, desenhada para cirurgias minimamente invasivas nas áreas de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral, vai aumentar a segurança e a precisão das intervenções, reduzindo riscos e tempos de recuperação e colocando a ULS Médio Tejo na linha da frente da inovação cirúrgica no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O sistema integra uma consola de controlo, quatro braços robóticos independentes e tecnologia de visualização 3D, oferecendo uma experiência cirúrgica mais estável e eficiente tanto para os profissionais como para os doentes.