O estudante tomarense Afonso Lopes, de 14 anos, foi um dos 30 jovens selecionados a nível nacional para participar no programa “Astronauta por um dia”, uma iniciativa promovida pela Agência Espacial Portuguesa. O momento será ainda mais especial, já que o voo vai coincidir com o seu aniversário, no próximo dia 21 de setembro.
O concurso, dirigido a estudantes dos 14 aos 18 anos até ao 11.º ano de escolaridade, contou este ano com 545 candidatos (279 raparigas e 266 rapazes). Após várias fases de seleção, que incluíram a apresentação de um vídeo de candidatura, provas de memória, velocidade e raciocínio espacial, testes físicos e entrevistas, foram escolhidos apenas 30 finalistas e 10 suplentes.
O grande prémio é a oportunidade única de realizar um voo parabólico, uma experiência que simula a gravidade zero, semelhante à que os astronautas sentem no espaço. Até aqui, os voos tinham decorrido em Beja, mas este ano a 4.ª edição da iniciativa terá lugar pela primeira vez nos Açores, na ilha de Santa Maria.
– Notícia desenvolvida na edição que já está nas bancas