Foi inaugurada na terça feira, dia 15 de julho, na Casa Vieira Guimarães, em Tomar, a exposição itinerante “Por Cristo, com Cristo, em Cristo – Diocese de Santarém – 50 anos de Identidade e Missão”, momento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Hugo Cristóvão, do bispo de Santarém, D. José Traquina, do vigário de Tomar, padre Rui Tereso, entre outros párocos do concelho e representantes de entidades civis, militares e religiosas.
No âmbito dos 50 anos da criação da Diocese de Santarém e encerrando a celebração do seu 10.º aniversário, o Museu Diocesano promove uma exposição itinerante para dar a conhecer a matriz identitária deste território eclesiástico, dos fiéis e das comunidades onde se inserem, bem como das diversas dinâmicas pastorais.
Organizada em sete núcleos distintos, esta exposição tem “uma matriz que se mantém durante toda a itinerância e um núcleo (o sétimo) adaptado, onde são apresentadas apenas as paróquias do concelho onde a exposição está patente, com ecrãs multimédia destacando o património imaterial, nomeadamente imóveis e edifícios de culto deste território e da dinâmica pastoral” referiu Eva Neves, comissária da exposição.
Para além desta exposição itinerante, “os 50 anos da criação da Diocese de Santarém são assinalados com diversas ações, nomeadamente o reconhecimento pelo Papa de dois espaços – a catedral de Santarém e a igreja de Santa Maria do Olival (Tomar) – como lugares de bênção para quem ali for rezar durante este ano e também a presença da imagem peregrina de N.ª Sr.ª de Fátima pela Diocese”, destacou D. José Traquina, Bispo de Santarém, salientando, ainda, que a exposição pretende “partilhar sinais existentes na história da fé cristã na nossa zona e Tomar tem muitas expressões dessa vivência”.
Esta exposição itinerante está a percorrer, durante este ano, os 13 concelhos que constituem o território da Diocese e em Tomar estará patente, na Casa Vieira Guimarães, até 31 de agosto, podendo ser visitada de quarta a sexta, das 14 às 18 horas, e ao sábado e domingo, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas.