O Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros, em Tomar, foi o palco da XI Mostra das Sopas da Aldeia, realizada no domingo, 16 de fevereiro, um evento gastronómico que atraiu mais de duas centenas de pessoas a esta localidade. Tradicionalmente organizado na segunda semana de fevereiro, o evento tem como objetivo angariar fundos essenciais para o funcionamento das atividades associativas.

Hélder Lourenço, presidente da direção do C.R.C. da Freguesia de Carregueiros, revelou à nossa reportagem que a adesão ao evento tem vindo a crescer a cada ano. Este ano, estiveram à disposição dos participantes 34 sopas, todas oferecidas pelos habitantes da aldeia, incluindo elementos do Rancho Folclórico de S. Miguel de Carregueiros e a própria direção da coletividade. “Também preparamos uma panela grande de sopa de pedra, uma tradição da nossa terra, que é feita pelo Sr. Acácio, da direção.

As sopas são o mais tradicional possível, como a sopa de feijão, a canjinha, a sopa de chícharos”, explicou, sublinhando que a sopa de pedra é a mais emblemática. De acordo com o presidente da direção, a coletividade mantém-se extremamente dinâmica, desenvolvendo atividades quase todos os meses.
– Leia o desenvolvimento na próxima edição semanal
Reportagem: Carlos Gonçalves