Um grupo de moradores da freguesia de São Pedro marcou presença, na reunião pública do executivo, na segunda feira, naquela que foi, segundo o presidente da câmara, Hugo Cristóvão, “a reunião mais participada de sempre”.
A presença deste grupo teve como objetivo solicitar apoio por parte da câmara devido ao corte de um caminho vicinal, onde a comunidade sempre circulou, caminho conhecido como a “estrada das roseirinhas”. Segundo o grupo, “o caminho foi cortado pelo novo proprietário de uns terrenos situados naquela área”. Avançaram, ainda, que o mesmo proprietário “já tinha feito o mesmo noutras duas estradas, ambas já nas vias judiciais”.
Os munícipes alegam que toda a vida circularam sem problemas naquelas vias, uma das quais até faz ligação à Serra e mostraram-se revoltados com a situação, pedindo ajuda à câmara.
Na resposta, o presidente da câmara, Hugo Cristóvão, disse já ter conhecimento, até por parte do presidente da junta, do corte de duas estradas. Disse ter estado no local e elogiou o empenho da população na defesa dos seus interesses.
No caso da “estrada das roseirinhas”, está em causa um caminho vicinal, ou seja, da competência da junta, no entanto, a autarquia poderá atestar sobre a natureza pública dos caminhos. Hugo Cristóvão lamentou a falta de bom-senso de quem cortou as estradas e mostrou-se disposto a ajudar no que for possível, nomeadamente, ajudar a junta com a documentação cadastrada necessária.