Após a assinatura do protocolo entre o Município de Mação e a FAC – Fundação Álvaro Carvalho, que visa proporcionar à população do concelho de Mação uma mais rápida e eficaz resposta relativamente à especialidade médica de oftalmologia – operação às cataratas – um primeiro grupo de 13 utentes de Mação seguiu, no passado dia 26 de novembro para Castelo Branco para a realização das operações.
É de referir que estão 68 pessoas do concelho de Mação em lista de espera na ULS do Médio Tejo e este protocolo que a Câmara Municipal de Mação estabeleceu com a FAC visa acelerar o processo de resolução das listas de espera.
Este é um processo que está a ser articulado pelo Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mação com a Unidade de Saúde Local do Médio Tejo que, se os utentes do concelho assim desejarem, os encaminham para o Serviço de Ação Social da Câmara de Mação.
Assim, os doentes do concelho de Mação, com cataratas a necessitar de intervenção cirúrgica, são selecionados pela Câmara Municipal de Mação, segundo critérios de prioridade clínica e social, de entre os doentes em lista de espera na Unidade de Saúde Local do Médio Tejo.