O Instituto Politécnico de Tomar realizou na tarde de quarta-feira, 23 de outubro, a abertura solene do ano letivo, que iniciou com o tradicional cortejo académico e, este ano, com uma participação especial do grupo de teatro Fatias de Cá.
Durante esta sessão de abertura de ano letivo, discursaram o presidente do instituto, João Coroado, a presidente do Conselho Geral, Inguelore Scheunemann, a presidente da União Associativa de Estudantes, Raquel Costa e houve ainda uma alocução sobre Gestão do Risco de Incêndio Florestal em Portugal e na Europa, por Domingos Xavier Viegas.
O presidente do IPT, João Freitas Coroado, afirmou que “investir em educação, formação, ciência e tecnologia é investir no futuro e na criação de soluções inovadoras capazes de melhorar a nossa qualidade de vida”. João Coroado destacou que os avanços tecnológicos não acontecem sem a ciência, “num ambiente universal” que integra a interação entre diferentes áreas do conhecimento”.
Nesse sentido, defendeu “uma reflexão racional” que “descodifique certas posições que, de forma encapotada, refletem a rede de ensino superior à qual pertencemos e a diversidade de instituições que a caracterizam”.
O presidente do IPT referiu-se, assim, à divisão entre os subsistemas universitário e politécnico e aos modelos de financiamento que os sustentam. Para João Coroado, “a exigência” é a mesma para os dois subsistemas, mas, porém, verifica-se grandes diferenças ao nível do orçamento de estado atribuído a cada instituição. “A Universidade tem financiamento mais elevado por estudante, comparando com os cursos na mesma área lecionado pelo dito subsistema politécnico”, exemplificou.
Após o discurso do presidente do IPT, seguiu-se a palestra sobre “Gestão do Risco de Incêndio Florestal em Portugal e na Europa”, ministrada pelo orador convidado, Domingos Xavier Viegas, que abordou estratégias de prevenção e controle de incêndios florestais no contexto nacional e europeu.
A cerimónia terminou com uma homenagem aos colaboradores do IPT que completaram 25 anos de serviço, reconhecendo a sua dedicação e contribuição para a instituição.
- Notícia desenvolvida na próxima edição semanal