Foi apresentado na tarde de sábado, 5 de outubro, na Biblioteca Municipal de Tomar, o livro “Jácome Ratton – 140 anos de vivências da Escola e da Cidade”, da autoria de Leonel Vicente e com prefácio de Guilherme d’ Oliveira Martins. Uma obra que, de acordo com Paulo Macedo, director do Agrupamento de Escola Templários, “é um marco” na história da Escola Jácome Ratton. “É com orgulho que apresentamos este livro num feriado nacional e, além disso, desde 1994 o dia 5 de outubro é também celebrado como o Dia Mundial dos Professores e, este ano, comemoram-se os 30 anos desta efeméride”, disse.
“Ao celebrarmos os 140 anos da história da nossa escola, é com imensa honra que apresentamos o livro “Jácome Ratton – 140 anos da vivências da Escola e da Cidade”. Esta obra é mais do que um livro, é uma homenagem viva ao passado e à memória de uma instituição que moldou a cidade de Tomar, a região e o país. Este livro celebra gerações de professores, alunos e funcionários que fizeram – e continuam a fazer – desta escola um farol de excelência ”, realçou.
O presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, este livro é lançado num dia simbólico, sendo que este é mais um marco na história da nossa comunidade. “Uma escola não é como qualquer outra instituição, uma escola contribui de forma significativa para formar cidadãos, profissionais e com isso também formar a sociedade que somos. E, por isso, 140 anos de uma instituição, nas suas múltiplas vivências, existências e designações que foi tendo ao longo destes anos, efectivamente, tem contribuido para ajudar a formar centenas de cidadãos, ao longo de muitas gerações. E, por isso, temos que estar reconhecidos”, disse, enaltecendo ainda o trabalho do autor nesta obra, com muita pesquisa e análise de documentos.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal