Numa iniciativa destinada a distinguir o mérito desportivo de quem eleva o nome do país, o deputado Hugo Costa foi o primeiro subscritor de um Voto de Congratulação à judoca portuguesa Patrícia Sampaio, pela conquista da primeira medalha olímpica para Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, enviado para aprovação à Assembleia da República no dia 2 de agosto.
O voto de Louvor refere que a judoca Patrícia Sampaio conquistou, no passado dia 1 de agosto, a medalha de bronze na categoria -78 kg, marcando um feito histórico ao conquistar a primeira medalha olímpica para Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vitória foi assegurada após um combate notável contra a judoca japonesa Riko Takayama.
Patrícia Sampaio, natural de Tomar, representa a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, onde é treinada pelo seu irmão, Igor Sampaio. Aos 25 anos, além de se destacar no judo, Patrícia é estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.
O percurso desportivo de Patrícia Sampaio é impressionante: foi bicampeã europeia júnior, campeã europeia sub-23 em 2021, e medalha de bronze no Campeonato Europeu de Montpellier em 2023. Reconhecida como Atleta Feminina do Ano na 24ª Gala do Desporto organizada pela Confederação do Desporto de Portugal em 2019, a judoca também conquistou o Grand Prix Portugal em 2023 e obteve medalhas em diversos Grand Slam.
Esta é a segunda participação de Patrícia Sampaio nos Jogos Olímpicos. A sua vitória em Paris não só garantiu a sua primeira medalha olímpica, como também contribuiu para a quarta medalha de bronze obtida por judocas portugueses no torneio olímpico de judo, elevando o prestígio do desporto nacional e do judo em particular.