Está a decorrer desde o dia 4 de agosto e até ao próximo domingo, dia 11, na Gruta da Avecasta, mais uma campanha de trabalhos arqueológicos, protagonizada por uma pequena equipa de investigadores e estudantes.
Desta vez o grupo está a trabalhar nos níveis medievais, do tempo do escudeiro Pedro Ferreiro (baixa Idade Média) onde há dois anos, durante o campo internacional de trabalho, se pôs a descoberto um solo de ocupação de natureza artesanal, mais uma vez caracterizado por estruturas de fundição do ferro, com forjas, escórias, objetos de metal, minérios, associados a lareiras de carácter ocupacional diverso, com muita cerâmica e restos de alimentação.
O presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, o vereador, Sérgio Morgado e o chefe de Divisão, Miguel Carvalho, visitaram a gruta e constataram o bom andamento dos trabalhos que revelam a cada dia novas descobertas.
Estes trabalhos procuram concluir o projeto de 2022, a que se seguirá uma futura intervenção sobre os níveis romanos, mais antigos, igualmente de carácter metalúrgico.
O trabalho irá continuar a nível de gabinete, na perspetiva da criação do museu de sítio.
Até domingo os arqueólogos estão disponíveis para visitas aos trabalhos, a visita guiada do mês de agosto será no próximo sábado, dia 10 de agosto, das 14h00 às 15h00.