Dia 3 de agosto, pelas 21h30, o Claustro Principal do Convento de Cristo será palco de um concerto pela Orquestra Sinfónica de Thomar: Felix Mendelssohn – Melusine Overture, Sinfonia N.º 3, com direção musical de Simão Francisco.
Dividida em quatro andamentos, a “3.ª Sinfonia” de Mendelssohn, é uma das obras-primas da história da música, que soará pelos corredores do Convento de Cristo, juntamente com a abertura do mesmo compositor, a “Melusine Overture”, no segundo programa da temporada 2024 da Orquestra Sinfónica de Thomar.
“A 30 de julho de 1829, em Edimburgo, Mendelssohn encontrou a inspiração para a sua Sinfonia Escocesa: “hoje visitamos o castelo de Holyrood, onde a Rainha Maria viveu e amou. A capela ao lado está sem teto e repleta de mato e erva. Foi neste altar, hoje em ruínas, que ela foi coroada Rainha da Escócia. Acredito ter encontrado, hoje, o início de minha Sinfonia Escocesa”. Durante o inverno de 1830/31, em Roma, Mendelssohn começou a compor sua Sinfonia nº 3, mas logo optou por deixá-la de lado, pois a atmosfera da mesma não condizia com o clima ensolarado de Itália: “não consigo recuperar o cenário enevoado da Escócia”. Apenas dez anos depois o compositor retomaria a composição da obra, terminando-a em Berlim, em janeiro de 1842”. A entrada é livre.