fbpx
17.3 C
Tomar

Primeira apresentação nacional de “Corações de musgo” de Nuno Garcia Lopes sábado à noite na Feira do Livro de Tomar

Relacionadas

O novo livro de Nuno Garcia Lopes, “Corações de musgo”, vai ser apresentado sábado, dia 8, pelas 21 horas, na Feira do Livro de Tomar. A obra, vencedora do II Prémio de Ecopoesia Ponte do Guadiana, aberto a poetas portugueses e espanhóis, foi publicada em Espanha, em edição bilingue, em Abril, sendo esta a primeira apresentação em Portugal, após a dupla sessão de lançamento nos dois lados da fronteira.

Também a capa tem como base uma imagem de um fotógrafo tomarense, José Ribeiro, um dos que por terras nabantinas melhor têm vindo a captar temas da natureza. Algo relevante num livro em que uma ambiência natural é a camada mais visível dos poemas que, porém, tal como a manta de húmus que cobre o chão de uma mata, vão revelando novas camadas de leitura à medida que os perscrutamos.

Escrito entre os finais de 2018 e princípios de 2019, partiu de um processo de depuração das palavras e de síntese das ideias que Nuno Garcia Lopes aprofundaria ainda mais no poemário seguinte, por enquanto inédito. Depuração que aconteceu também com a exclusão de um número significativo dos poemas originais, de modo a que sobrassem apenas aqueles que resistissem à erosão da leitura.

Curiosamente, alguns dos escolhidos tinham sido escritos precisamente em Espanha, embora o texto, quer como um todo, quer individualmente, nunca se situe em nenhum lugar geograficamente cartografado, mas antes num espaço amplo e natural, pré-existente a qualquer fronteira humana.

A edição é da Associación Cultural Santiago Aguaded Landero e, além da Feira do Livro de Tomar, pode também ser adquirida directamente em Portugal através do site www.nunogarcialopes.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Investidores internacionais confiam no mercado chinês

As autoridades chinesas acabam de divulgar (no dia 17 de Junho corrente) o desempenho da economia daquele país no...

“Jardim de Luz” deu mais encanto noturno ao Mouchão

O Mouchão Parque em Tomar ganhou mais encanto na noite de sábado, 15 de junho, com a exibição de...
- Advertisement -

Mais notícias