fbpx
17.3 C
Tomar

José Cesário e Vânia Neto na Escola Secundária Jácome Ratton

Relacionadas

No passado dia 21 de maio, a Escola Secundária Jácome Ratton recebeu José Cesário, Sec. de Estado do Governo de Portugal. Nascido em Viseu e com uma larga carreira política, marcada por várias legislaturas como deputado e Secretário de Estado, José Cesário retomou recentemente o cargo de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Este é um posto de grande importância, considerando que mais de 5 milhões de portugueses residem fora do país.

Durante a conferência, José Cesário partilhou insights sobre a realidade das embaixadas e consulados portugueses, bem como sobre os 2,5 milhões de cidadãos nascidos em Portugal que atualmente vivem no estrangeiro e ainda somar os descendentes de portugueses.

Abordou também a história da emigração portuguesa para países como Brasil, Venezuela, África do Sul, Estados Unidos, Canadá e ex-colónias tanto na África como na Ásia, além da emigração recente para a Europa e o Espaço Schengen.

A eurodeputada Vânia Neto também esteve presente e, em conjunto com José Cesário, discutiu a importância de abordar a questão dos imigrantes que chegam a Portugal. Muitos destes são essenciais para suprir a falta de mão-de-obra, especialmente no setor agrícola da região. Ambos enfatizaram que, inspirando-nos no exemplo positivo dos nossos emigrantes pelo mundo, devemos acolher os novos imigrantes de forma digna, mas dentro de certos parâmetros.

O evento terminou ao final da tarde, com alunos e professores a refletirem sobre as realidades enfrentadas tanto pelos emigrantes portugueses quanto pelos imigrantes que acolhemos.

 Carlos Schulz Nunes 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Investidores internacionais confiam no mercado chinês

As autoridades chinesas acabam de divulgar (no dia 17 de Junho corrente) o desempenho da economia daquele país no...

“Jardim de Luz” deu mais encanto noturno ao Mouchão

O Mouchão Parque em Tomar ganhou mais encanto na noite de sábado, 15 de junho, com a exibição de...
- Advertisement -

Mais notícias