Está preparado para ser o guardião de grandes segredos? É com este mote que a CIM Médio Tejo e os municípios lançaram, no passado dia 13 de março, no Scriptorium do Convento de Cristo, a Rota dos Templários no Médio Tejo, uma nova oferta turística para quem visita a região e que representa o primeiro passo para uma rota nacional.
Neste território, a Rota abrange sete municípios, nomeadamente: Abrantes, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, municípios com vários recursos patrimoniais com vínculo à temática templária e algumas experiências imersivas. Em Vila Nova da Barquinha, no Centro de Interpretação Templário de Almourol, encontra-se uma visita virtual ao Castelo de Almourol, que apresenta em detalhe, num ecrã 180.º, aquele monumento templário. Já em Ferreira do Zêzere, a CIM Médio Tejo e o município contam disponibilizar na torre templária de Dornes, uma experiência de vídeo mapping que irá retratar as lendas da Torre de Dornes e de Nossa Senhora do Pranto, experiência essa que ficará disponível ao público após o término das atuais obras que a torre está a ser alvo.

Na cerimónia de apresentação, perante uma sala cheia de entidades parceiras do projeto, a diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão, deus as boas-vindas a todos e destacou as mais-valias deste projeto.
Seguiu-se o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, o qual sublinhou que “hoje damos o primeiro passo para que este projeto deixe de ser um projeto, para iniciar o seu caminho enquanto produto turístico integrado desta região, no Centro de Portugal”, acrescentando “Acreditamos que são experiências que potenciam e melhoram a experiência de visitação dos recursos e monumentos templários do nosso território, atrativos para todas as idades e para públicos diversos, desde os mais novos, aos mais velhos e que decerto vão atrair mais turistas e visitantes à nossa região”.
Aos jornalistas Manuel Jorge Valamatos destacou ainda a existência do património muito valioso, a começar pelo Convento de Cristo, e do alargamento às parcerias com outros municípios para mostrar o que de melhor tem a região. (…)
Notícia completa na edição impressa de 22 de março.