Os Bombeiros do Município de Tomar assinalaram no domingo, 28 de janeiro, o seu 102.º aniversário, com uma cerimónia comemorativa que ficou marcada pela chegada de uma robusta viatura ligeira de combate a incêndios, em meio urbano. Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Município de Tomar possui no seu quadro ativo 70 bombeiros (44 sapadores e 26 voluntários) e, desde janeiro de 2023, 3 operadores de telecomunicações dedicados à Central do Corpo de Bombeiros.

“Hoje apresentamos um veículo com uma valência que não existia, um veiculo ligeiro de combate a incêndios, de vertente urbana, que terá a valência de incêndio urbano industrial incêndio no centro histórico, incêndios em viaturas ou equipamentos, aberturas de porta, inundações, salvamentos aquáticos, prevenções, entre outros”, anunciou o Comandante da Corporação, Humberto Morgado, acrescentando que os Bombeiros de Tomar aguardam a chegada de um veiculo tanque tático florestal por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Nesta cerimónia, Humberto Morgado, apresentou ainda o registo das ocorrências a que os bombeiros nabantinos responderam no ano de 2023, num total de 5560 ocorrências, realçando que, no plano formativo, foram mais de 1200 horas cumpridas pelos homens e mulheres da corporação. Um ano em que foram realizados exercícios em diferentes áreas e que testaram a capacidade de resposta dos operacionais.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal