Numa iniciativa da JSD de Tomar, decorreu, no passado dia 11 de novembro, na sede do PSD de Tomar, uma conversa sobre os desafios da entrada no Ensino Superior.
Tivemos a oportunidade de discutir este tema com quem com ele contacta ou contactou. Começámos por ouvir o João Fonseca, aluno do ensino superior, que nos relatou, entre outras coisas, uma realidade preocupante de transportes públicos caros para se poder deslocar para o local onde estuda, não tendo qualquer desconto ou benefício por ser estudante. Também evidenciou o problema das residências para estudantes, uma questão fundamental que atualmente condiciona em larga escala a entrada no ensino superior.
Seguiu-se a professora Ana Paula Ferreira, professora recém-aposentada do ensino secundário, que evidenciou a participação dos pais e dos professores do ensino secundário neste processo: a promoção dos métodos de trabalho/estudo adequados por parte dos professores do secundário e da parte dos pais a promoção da autonomia/independência torna-se relevante na preparação do jovem.
O terceiro membro convidado para esta conversa foi a professora Carla Joaquim, que leciona no Instituto Politécnico de Tomar. Realçou a dificuldade por parte dos alunos deslocados, em particular, os deslocados a grandes distâncias, como das regiões autónomas e os que vêm diariamente para Tomar de locais como Almada ou Sintra. Referiu também que existe uma crescente comunicação por parte dos alunos através do meios digitais, evitando assim a conversa cara a cara.
A conversa foi extensa e dinâmica, tendo tido a participação de vários dos intervenientes presentes no público.
A JSD de Tomar considera que estes tipos de iniciativas trazem valor acrescido para a definição de prioridades políticas e para um estudo e conhecimento mais aprofundados dos temas que mais afetam os jovens.
JSD de Tomar