O Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros, em Tomar, acolheu no sábado, 29 de julho, o 41º Festival de Folclore, um evento que contou a adesão do público. Esta foi uma organização do Rancho Folclórico de São Miguel de Carregueiros, juntamente com o Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros, onde a etnografia se celebrou na sua diversidade.
Pelo palco deste Festival passaram os Ranchos Folclóricos de S. Miguel de Carregueiros, Tomar; de Santo António do Alva, Oliveira do Hospital; da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro, Ferreira do Zêzere e Grupo Folclórico “Os Saloios” da Póvoa da Galega, Mafra.
O Festival começou pelas 18 horas com a receção aos grupos convidados, seguindo-se uma visita ao Museu Etnográfico da Freguesia de Carregueiros. Pelas 18h30 teve lugar a sessão solene, na sede do Centro Recreativo, com entrega de lembranças. Luísa Lains, diretora do Rancho Folclórico de São Miguel de Carregueiros, deu as boas vindas a todos, salientando o bom trabalho que todos fazem, de norte a sul, pela cultura do país.
Francisco Santos, presidente da Junta de Freguesia de Carregueiros, também deu as boas vindas, dizendo que “queremos receber bem e que se sintam bem em Carregueiros. É para isso que trabalhamos”, disse. Délio Godinho, antigo diretor do Rancho e que, nesta noite, fez a apresentação dos grupos (com sonorização de Joel Batista), agradeceu à “família folclore” e disse que “esta casa só foi possível fazer-se com todos os carregueirenses de boa vontade”.
Hélder Henriques, em representação da Câmara Municipal de Tomar, saudou o rancho anfitrião e todos os ranchos participantes. “O vosso trabalho vai ser, por certo, elogiado por aquilo que nos vão transmitir e dar a conhecer da vossa identidade e cultura”, salientou. Hélder Lourenço, presidente do CRC da Freguesia de Carregueiros e ensaiador do Rancho de São Miguel de Carregueiros, disse que este é um festival de folclore, mas que também tem o seu arraial e festa”.
– Notícia completa na edição que já está nas bancas