Os 13 municípios que constituem a região do Médio Tejo vão ser ponto de passagem, entre 10 e 14 de agosto da “84ª Volta a Portugal Continente”. É a primeira vez que todos os municípios do Médio Tejo recebem a passagem da “Volta”, sendo que os autarcas reconhecem este feito “é uma valia em termos da projeção mediática que a região poderá alcançar, como também, ao nível do retorno económico e dinamização social” que esperam que possa acontecer durante os dias da passagem da Volta a Portugal. A apresentação oficial do evento decorreu na sede da CIM – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, na quinta-feira, 19 de julho, uam ocasião que contou com presença de Joaquim Gomes, ex-atleta da modalidade de ciclismo e diretor da prova há 20 edições e de muitos autarcas desta região.
Para a Presidente da CIMédio Tejo e autarca de Tomar, Anabela Freitas, “o ciclismo faz parte da cultura de uma geração de portugueses”, sendo que, para esta 84.ª Volta passar no território do Médio Tejo “houve uma convergência de vontades destes 13 municípios, para abraçar desde a primeira hora este projeto”, que vem colocar a “marca Médio Tejo” na imprensa nacional e internacional.
“Somos muito mais do que património cultural, natural… Temos também uma apetência para aquilo que são os novos produtos turísticos e de atração de pessoas para o nosso território para a prática desportiva”, sublinhou.
Joaquim Gomes, diretor da prova, começou por destacar que “todos os 13 municípios do Médio Tejo demonstraram um enorme sentido de coesão territorial” salientando que “a volta a Portugal é um evento caro. Para colocar a “Volta” na estrada são gastos cerca de 3 milhões de euros e quero deixar claro o meu agradecimento de, em conjunto, trazerem para a região e para este território um evento de grande notoriedade, com grande impacto mediático e económico”, disse.
Pelo Médio Tejo vão passar três etapas da Volta a Portugal: a 1.ª Etapa, a 10 de agosto, com presença em Ferreira do Zêzere, Tomar e que termina em Ourém, pelas 17h15, na Praça D. Maria II, onde os ciclistas chegarão à meta desta primeira etapa. Já a 2.ª Etapa, a 11 de agosto, tem a partida anunciada para o Aquapolis Sul, em Abrantes, pelas 12h45, seguindo-se a passagem pelos concelhos de Constância, Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Torres Novas e Alcanena. Por último, a 5.ª Etapa, a 14 de agosto, a partida simbólica da etapa acontece em Mação, na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, pelas 12h00, seguindo-se a passagem pelos concelhos de Sardoal, Vila de Rei e Sertã.
Para além da competição que atrai multidões, nos locais de partida e chegada, há toda uma vertente social de entretenimento que completa a experiência da Volta para atrair ainda mais público aos locais do evento.