4.1 C
Tomar

Maria de Lourdes de Mello e Castro: mais do que uma artista, uma pioneira no feminino

Relacionadas

Decorreu, no passado dia 4 de julho, ao final da tarde, no Complexo Cultural da Levada, uma conferência de Sofia Bandeira Duarte sobre a vida e obra de Maria de Lourdes de Mello e Castro, a propósito da exposição “Desenhos”, que se encontra patente ao público naquele local, mais concretamente na sala multiusos, anexa à Central Elétrica.

A investigadora em História da Arte fez uma apresentação que permitiu seguir cronologicamente a biografia da pintora tomarense, de que se celebram os 120 anos do nascimento, na sua relação com o trabalho artístico e inevitavelmente com o seu mestre José Malhoa. Para além da relevância da sua obra, a conferencista destacou ainda a singularidade de ter sido uma mulher artista no Portugal do início do século XX, em que o assumir desse papel no feminino era uma ousadia.

Recorde-se que a exposição, que apresenta perto de uma centena de trabalhos inéditos de Maria de Lourdes Mello e Castro, pode ser visitada não apenas durante a Festa dos Tabuleiros, mas até 24 de setembro, de quarta a sexta feira entre as 14 e as 18 horas e aos sábados e domingos entre as 10 e as 13 e entre as 14 e as 18 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Lançamento do XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção” do professor Jorge Mascarenhas na Ordem dos Arquitectos

O XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção”, da autoria do professor Jorge Mascarenhas, professor no Instituto Politécnico de...

Oficina de Cestaria e Latoaria abre portas no Convento de S. Francisco

No Convento de S. Francisco, em Tomar, será inaugurado a 18 de janeiro, sábado, pelas 16h00, um novo espaço oficinal...
- Advertisement -

Mais notícias