“Viva a Festa”, ouviu-se nas ruas de Tomar, quando já passavam alguns minutos da meia-noite, de 1 de julho. Centenas de tomarenses fizeram questão de presenciar e aplaudir o momento de inauguração do novo monumento que embeleza a rotunda Alves Redol: um tabuleiro gigante onde estão os brasões das 16 freguesias do concelho e no topo uma pomba branca.
Um cortejo, constituído por elementos da Comissão Central dos Tabuleiros e autarcas, desfilou desde a Casa Viera Guimarães até à Praceta Alves Redol, dando uma volta à rotunda para assinalar o momento que também marca arranque da Festa.
Mário Formiga, Mordomo da Festa de 2023, disse ao nosso jornal que “cidade dos tabuleiros só há uma que é a nossa”, confessando que não descansou até que último brasão fosse colocado. O Mordomo não esperava que estivessem tantos tomarenses na rua.
“Foi uma ideia que surgiu, não esperava tantas pessoas e isso só mostra que os tomarenses estão com a festa”, referiu, confessando que o coração está ainda mais acelerado. “Quero que os tomarenses aproveitem a festa, se divirtam e que corra tudo bem”, disse.

Programa para a tarde deste sábado, 1 de julho:
15h00 – A Moagem – Fábrica das Artes (Moagem A Portuguesa)
15h00 – Mostra de Sabores (Moagem A Portuguesa)
15h00 – Exposição “Foi bonita a festa pá” de João Lourenço Costa Rosa (Casa Manuel Guimarães)
15h30 – Exposição “Imagens da Festa” de José Bizarro, José Matias e Luís Ribeiro (CEFT Casa dos Cubos)
16h00 – Exposição “Desenhos“ de Maria de Lourdes Mello e Castro (Complexo Cultural da Levada)
21h00 – 36.º Festival Nacional de Folclore do Minjoelho (Palco Montepio, com desfile a partir da Alameda Um de Março às 20h30)
22h00 – Ricardo Luiz | Cruzeiro do Sul | OS QUATRO E MEIA | Kid Loco & Los Mysterios (Palco Sagres)