Na ronda pelas freguesias, no âmbito da rubrica “As Mãos que fazem a Festa” – Tabuleiros 2023, o “Cidade de Tomar” destaca, esta semana, o trabalho da Freguesia de São Pedro, freguesia que vai estar representada no Grande Cortejo com 30 tabuleiros.
De novo nesta junta de freguesia está o autarca António Vicente, o qual nos avançou que este ano os elementos dos pares fazem as suas próprias flores, as quais depois entregam na junta, onde Lília Ferreira e Ema Ferreira dão os últimos retoques.

Este ano a Freguesia de S. Pedro estará representada com 30 tabuleiros, menos oito do que há quatro anos, decisão acordada por todas as freguesias com a Comissão Central.
No dia da nossa reportagem, as flores estavam praticamente todas concluídas e a entrega final também, uma vez que a junta estipulou a entrega de um terço das flores numa data, dois terços noutra e a entrega final numa outra data.

Também, ao contrário do que é habitual, esta freguesia vai contar com metade dos tabuleiros com papoilas, o tradicional, e a outra metade com flores originais. A razão para esta opção prende-se, segundo António Vicente, com o facto de serem as pessoas a fazer as flores em casa e as papoilas serem das flores mais fáceis de fazer, além de que, segundo o mesmo, as papoilas representam a tradição e são muito apelativas. No fim de todas as flores serem entregues e retocadas, os tabuleiros são montados também na junta.(…)
Notícia completa na edição impressa de 9 de junho.