A 20.ª edição do Templário – Festival Internacional de Tunas da Cidade de Tomar – acontece este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de maio, festival que conta, como é tradição, no dia 5, com o jantar de gala, este ano no Convento de Cristo, até onde os participantes vão chegar encaminhados por cavaleiros templários (TomarHonoris); seguindo-se o arraial, na Praça da República, com a Banda T. No sábado, dia 6, há um almoço no Parque de Autocaravanas e os participantes vão, ainda, passar pelo Congresso da Sopa, seguindo, depois, para o passacalles na Corredoura até ao edifício da câmara, onde tem lugar a serenata. O Festival, no Cine-Teatro Paraíso, tem início às 21h00 e, por volta das 23h30, há animação na Praça da República com um DJ. No domingo, dia 7, realiza-se um almoço, também no Parque de Autocaravanas, para a Tuna e amigos.
O Jornal/Rádio Cidade de Tomar falou com António Silva, magister da Tuna, e José Rosado, um dos fundadores da Tuna, que surgiu a 4 de maio de 2000.
Segundo José Rosado, em 1993 foi criada uma Tuna Mista do Politécnico, a qual deu lugar, em 1998, a um grupo de Serenatas e, mais tarde, em 2000, à Tuna Templária do IPT.
Estando pela primeira vez na organização como magister, António Silva refere que a parte orçamental é a mais difícil, uma vez que é necessário um orçamento bastante grande, pois, apesar de as Tunas convidadas não receberem cachet, cabe à Tuna Templária assegurar as dormidas e alimentação, ou seja, tentar receber o melhor possível os convidados.
Apesar das dificuldades pelas quais todos passamos, refere que as pessoas têm noção da importância do festival para a cidade e tentam sempre ajudar. O ano passado o orçamento do festival rondou os 15 mil euros, mas este ano, o jantar de gala no Convento de Cristo vai encarecer o evento.
Este ano, ano das comemorações dos 20 anos do Festival, foram convidadas as tunas que já venceram, pelo menos uma vez, as edições anteriores, nomeadamente, a Trovantina – do Instituto Politécnico de Leiria; a anTUNiA – Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; a Tuna de Peritos de Algeciras (Espanha) e Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto. O grupo que irá abrir o festival antes do início oficial do concurso, são os Saltimbancos de Tomar.
A reserva de bilhetes pode ser feita através do número 917 094 658. Os bilhetes podem também ser adquiridos no Café Paraíso das 18h30 às 20h30 e no próprio dia do festival, dia 6 de maio, na bilheteira do Cine-Teatro Paraíso, a partir das 16h00.
Notícia completa na edição impressa de 5 de maio.