4.5 C
Tomar

“Rotas dos 5 Rios” dinamizada pela ADIRN incentiva ao turismo de experiências pelo património natural da região

Relacionadas

Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

A ADIRN – Associação do Desenvolvimento do Ribatejo Norte promoveu na segunda- feira, 24 de abril, o micro evento para apresentação do projeto “Observação de Aves no Paul do Boquilobo e Rotas dos 5 Rios em e-Bike”, nomeadamente a nova
Aplicação para dispositivos móveis (App) “Rotas dos 5 Rios”, um projeto apoiado pelo CENTRO2020, de valorização do património natural, desafio lançado especificamente na zona centro, para os grupos de Ação Local.

Trata-se de uma experiência única que combina a aventura de andar de bicicleta elétrica com a beleza natural da região e, em
particular, os rios Almonda, Alviela, Nabão, Nascentes, Tejo e Zêzere, e o Paul do Boquilobo, uma reserva natural protegida que abriga uma grande variedade de espécies de aves.

A concentração decorreu, pelas 10h00, no Jardim das Rosas em Torres Novas, ocasião em que também foi apresentada a embaixadora dos “5 Rios”, a professora tomarense Sónia Pereira. O desafio que foi feito aos GAL (Grupos de Acão Local) é que todos os projetos, independentemente do tema escolhido, tinham que envolver todos os municípios que, no caso da ADIRN, são estes seis concelhos: Alcanena, Ferreira do Zêzere, Ourém, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Jorge Rodrigues, coordenador da ADIRN, explicou que a proposta passou por recorrer ao Paul do Boquilobo (Torres Novas) como bandeira de ligação do Turismo de Natureza do território. “Pensamos nisto, sabendo que existem cinco rios no nosso território e que, de algum modo, todos vão ter ao Paul do Boquilobo – a saber os Rios Alviela, o Almonda, o Nabão, o Zêzere e o Tejo. Para além das rotas, que passam por todos os cinco rios, fizemos uma rota final que vai fechar os percursos, ligando os pontos de início”, explicou aos presentes.

– Reportagem desenvolvida na próxima edição semanal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Lançamento do XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção” do professor Jorge Mascarenhas na Ordem dos Arquitectos

O XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção”, da autoria do professor Jorge Mascarenhas, professor no Instituto Politécnico de...

Oficina de Cestaria e Latoaria abre portas no Convento de S. Francisco

No Convento de S. Francisco, em Tomar, será inaugurado a 18 de janeiro, sábado, pelas 16h00, um novo espaço oficinal...
- Advertisement -

Mais notícias