A ADIRN – Associação do Desenvolvimento do Ribatejo Norte promoveu na segunda- feira, 24 de abril, o micro evento para apresentação do projeto “Observação de Aves no Paul do Boquilobo e Rotas dos 5 Rios em e-Bike”, nomeadamente a nova
Aplicação para dispositivos móveis (App) “Rotas dos 5 Rios”, um projeto apoiado pelo CENTRO2020, de valorização do património natural, desafio lançado especificamente na zona centro, para os grupos de Ação Local.
Trata-se de uma experiência única que combina a aventura de andar de bicicleta elétrica com a beleza natural da região e, em
particular, os rios Almonda, Alviela, Nabão, Nascentes, Tejo e Zêzere, e o Paul do Boquilobo, uma reserva natural protegida que abriga uma grande variedade de espécies de aves.
A concentração decorreu, pelas 10h00, no Jardim das Rosas em Torres Novas, ocasião em que também foi apresentada a embaixadora dos “5 Rios”, a professora tomarense Sónia Pereira. O desafio que foi feito aos GAL (Grupos de Acão Local) é que todos os projetos, independentemente do tema escolhido, tinham que envolver todos os municípios que, no caso da ADIRN, são estes seis concelhos: Alcanena, Ferreira do Zêzere, Ourém, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Jorge Rodrigues, coordenador da ADIRN, explicou que a proposta passou por recorrer ao Paul do Boquilobo (Torres Novas) como bandeira de ligação do Turismo de Natureza do território. “Pensamos nisto, sabendo que existem cinco rios no nosso território e que, de algum modo, todos vão ter ao Paul do Boquilobo – a saber os Rios Alviela, o Almonda, o Nabão, o Zêzere e o Tejo. Para além das rotas, que passam por todos os cinco rios, fizemos uma rota final que vai fechar os percursos, ligando os pontos de início”, explicou aos presentes.
– Reportagem desenvolvida na próxima edição semanal
“Rotas dos 5 Rios” dinamizada pela ADIRN incentiva ao turismo de experiências pelo património natural da região
Relacionadas
- Advertisement -