O Convento de S. Francisco, em Santarém, vai ser transformado numa infraestrutura aeroportuária durante o próximo dia 11 de abril, para o evento de apresentação pública do Magellan 500 Airport. A iniciativa consiste num evento dedicado às entidades oficiais durante a manhã, que inclui a assinatura de um acordo de cooperação intermunicipal entre as Câmaras de Santarém, Golegã, Torres Novas e Alcanena. António Saraiva, presidente da CIP, fará a sessão de encerramento. Da parte da tarde, a população é convidada a deslocar-se ao monumento, para participar na sessão de apresentação pública.
Já é conhecido o programa da sessão pública de apresentação do projeto para a construção do novo aeroporto em Santarém, iniciativa que terá lugar no Convento de S. Francisco, a partir das 9h00 do próximo dia 11 de abril, terça feira,
Depois da sessão de abertura, a cargo de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e com o testemunho da eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, será a vez de Carlos Brazão, founder do Magellan 500 Airport, levar a cabo a apresentação do projeto.
Segue-se uma mesa-redonda, subordinada ao tema “A importância da construção de um novo aeroporto em Santarém para o desenvolvimento do território”, que contará com a presença de Bruno Bobone (presidente do conselho de administração do Grupo Pinto Basto e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa), Filipe Durval Ribeiro (Comandante da TAP, ex-Piloto da Força Aérea e ex-presidente da Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea), Pedro Machado (presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal) e José Couto (presidente do Conselho Empresarial do Centro). A moderação da conversa ficará a cargo do jornalista Daniel Deusdado.
O programa prossegue com a assinatura do acordo de cooperação intermunicipal entre os Municípios de Santarém, Golegã, Alcanena e Torres Novas, com vista à congregação de esforços daquelas autarquias para o planeamento do território para a nova cidade aeroportuária.