10 C
Tomar

Asseiceira: Albergue de D. Diniz com peregrinos todos os dias

Relacionadas

Ana Isabel Felício
Ana Isabel Felício
Comecei a trabalhar no Jornal Cidade de Tomar em 1999. Já lá vão uns anitos. Depois de sair da Universidade e de todas as dúvidas e dificuldades que surgem, foi-se construindo um caminho de experiência, com muitas situações, muitas pessoas, muitas aventuras e, claro, muito trabalho. Ao fim de todos estes anos, apesar de todos os percalços que a vida nos vai dando, cá estou, todos os dias a fazer o meu trabalho o melhor que sei, aprendendo com os que me rodeiam e também ensinando alguma coisa.

Inaugurado há três anos, no dia 19 de outubro de 2019, por coincidência no Dia Europeu dos Caminhos de Santiago, o Albergue de D. Diniz, em Asseiceira, numa das salas da antiga escola primária, está a ser um sucesso, com peregrinos todos os dias. O primeiro chegou no dia 8 de janeiro de 2020.

As mensagens deixadas no antigo quadro da escola ou no livro de honra comprovam esse sucesso. Por ali têm passado peregrinos das mais diversas nacionalidades, desde o Japão até à Austrália e muitos mais. Lemos algumas dessas mensagens que transcrevemos: “Um espaço muito especial, intergeracional que dá uma valente ajuda para repor todas as energias para o caminho”; “Um espaço muito bom para descansar…”; “Obrigada pela vossa hospitalidade”; “Um dos melhores e mais cómodos albergues do Caminho”; “Apreciámos a grande hospitalidade e o lugar maravilhoso”; “Obrigada pelo esplêndido albergue. A vossa aldeia é encantadora” “Um lugar calmo, limpo e maravilhoso para estar”. Estes são apenas alguns comentários deixados, pois o quadro da escola tem muitas mensagens e o livro de honra também.

Em declarações ao “Cidade de Tomar”, o presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, Carlos Rodrigues, e a secretária, Gilda Gândara, mostram-se satisfeitos com este equipamento e com a afluência de peregrinos.

O Albergue D. Dinis dispõe de dois quartos com um total de cinco camas, duas casas de banho, uma salinha (onde se encontra o antigo quadro) e uma cozinha equipada com frigorífico e micro-ondas.

O acesso ao Albergue é outra das vertentes que tem funcionado muito bem. O peregrino entra em contato através do número de telefone disponível para o efeito, e é-lhe concedido um código que ele marca na porta do Albergue, entra e não há necessidade de ir alguém ao seu encontro. Quanto ao pagamento, diz Carlos Rodrigues que nunca houve problemas, “deixam sempre o dinheiro na mesa da sala e não tem havido quaisquer problemas, não estragam nada”.

Notícia completa na edição impressa de 17 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Chamusca inaugurou quinta edição do Maior Parque Temático de Natal do Ribatejo num ambiente de magia e alegria

O Parque dos Sonhos de Natal, promovido pelo Município da Chamusca, abriu portas a 12 de dezembro, as suas...

Câmara Municipal de Tomar exige intervenção urgente das entidades competentes para defesa do rio Nabão

A Câmara Municipal de Tomar emitiu uma nota, dando conta que “acompanha com elevada preocupação os episódios recorrentes de...
- Advertisement -

Mais notícias