O Mordomo da Festa dos Tabuleiros de 2023, Mário Formiga; o diretor do Agrupamento dos Templários, Paulo Macedo; o presidente da Junta Urbana, Augusto Barros, e dois elementos da Comissão Central, a Catarina e o Gabriel, participaram, esta manhã, numa sessão que assinalou o início dos festejos da Festa dos Tabuleiros no Centro Escolar de Valdonas.
Segundo a coordenadora de articulação curricular da escola, Ana Constantino, os alunos já começaram a fazer trabalhos alusivos à Festa, mas “quisemos começar as comemorações de uma forma especial”.
Nesta sessão, os alunos questionaram acerca da Festa: como se faz um tabuleiro, como se fazem as flores, como é escolhido o mordomo, qual a importância da Festa para o concelho e muitas mais questões.
O diretor do Agrupamento, Paulo Macedo, fez o convite à escola para participar numa exposição que vai ter lugar na Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), em Lisboa. Segundo o mesmo, há quatro anos, alunos desta escola participaram num desfile em Lisboa, a convite da DGESTE, este ano o Agrupamento voltou a ser convidado mas vão participar alunos do pré-escolar e 1.º ciclo de outra escola, no entanto, ficou o convite ao Centro Escolar de Valdonas para realizarem trabalhos alusivos à Festa para a exposição que a DGESTE vai realizar, convite que foi prontamente aceite.
Na ocasião foram ainda lidos poemas por alguns alunos e oferecida uma pequena lembrança aos convidados.
Esta sessão terminou com um grande “Viva a festa”!
Notícia completa na edição impressa de 17 de fevereiro.