Com a otimização das medidas de combate à pandemia na China, o consumo dos chineses durante o Festival da Primavera, entre os passados dias 21 e 27 de Janeiro, aumentou consideravelmente.
No que respeita ao turismo interno, registaram-se 308 milhões de viagens, gerando uma receita de 375 mil milhões de yuans – ou seja, mais 23 % de viagens e mais 30 % de receitas comparando com o ano passado. Para além disso, a venda de bilhetes nos cinemas nesses dias cresceu 11,89%, atingindo 6,7 mil milhões de yuans.
Durante muitos anos, o consumo tem sido a principal força motriz da economia chinesa. Mas em 2022, a taxa de contribuição do consumo para o crescimento económico foi apenas de 32,8%, muito menos do que a dos capitais, que foi de 50,1%.
Por isso, na Reunião Central de Trabalho Económico realizada no final do ano passado, o governo chinês deixou claro que a recuperação e a expansão do consumo será uma grande prioridade. O Ministério do Comércio da China também definiu 2023 como “ano de promoção de consumo”.
Durante o Ano Novo Chinês, a China Railway Express trouxe leite, chocolate, vinho, carne, entre outros produtos de boa qualidade da Europa para a China. Frutas tropicais também foram importadas do Sudeste Asiático. O mercado chinês é ainda muito atraente para os estrangeiros.
Ao mesmo tempo, muitos chineses retomaram viagens para o exterior. As encomendas para o turismo estrangeiro aumentaram 640% em relação ao ano passado. No dia 22, a data do Ano Novo Chinês, a ilha Bali, na Indonésia, realizou uma cerimónia especial exclusivamente para receber os aviões de turistas chineses.
O elevado consumo durante o Festival da Primavera foi um bom início para o desenvolvimento da economia chinesa em 2023, demonstrando que o mercado de consumo da China conta com muita tenacidade e potencialidade. A previsão do Goldman Sachs é que o consumo será um grande destaque da economia chinesa em 2023. O UBS GROUP acha que após o Ano Novo Chinês, o consumo dos chineses vai continuar a expandir-se.
A recuperação do consumo dos chineses é uma boa notícia para a economia mundial. As Nações Unidas divulgaram um relatório no passado dia 25, dizendo que o crescimento da economia global poderá diminuir até 1,9%, mas a economia chinesa crescerá 4,8%.
Alguns meios de comunicação social estrangeiros assinalaram que a chegada prevista de milhões de turistas chineses conduzirá a uma recuperação constante nos hotéis, turismo e negócios em todo o mundo.
O Financial Times do Reino Unido indicou também que os consumidores chineses trouxeram uma esperança para a recuperação da economia global.
Ibéria Universal
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