O Centro de Vacinação Covid-19 de Abrantes, instalado no Quartel dos Bombeiros, encerrou na quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2022, após quase dois anos de atividade onde foram administradas mais de 90 mil vacinas. A vacinação passa agora para o Centro de Saúde de Abrantes – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (Extensão de Saúde de Alferrarede) e Unidades de Saúde Familiar. O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, a Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Diana Leira, e a Vereadora Raquel Olhicas, deslocaram-se ao local, a 27 de dezembro, ocasião em que agradeceram a todos os profissionais que estiveram envolvidos no processo de vacinação contra a Covid-19.
Diana Leiria começou por agradecer à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes e aos profissionais que permitiram que a Covid não ceifasse mais vidas, ou que reduzisse a mortalidade e as complicações e esta equipa conseguiu administrar mais de 90 mil vacinas. “Neste momento, temos mais de 85% da população com o esquema vacinal completo”, salientou a Diretora do ACES do Médio Tejo. Diana Leira agradeceu ainda à Vereadora Raquel Olhicas, enfermeira que iniciou a coordenação do Centro de Vacinação de Abrantes, e à enfermeira Lucinda Ferreira “que fez a continuação deste trabalho e que levaram esta tarefa a bom porto”.
O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, agradeceu a todos os profissionais que estiveram envolvidos no Centro de Vacinação de Abrantes e recordou os tempos difíceis da pandemia e o processo de criação deste Centro de Vacinação que contou com o apoio dos Bombeiros locais, do RAME – Regimento de Apoio Militar de Emergência e da Delegação de Abrantes da Cruz Vermelha Portuguesa. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes entregou a todos os profissionais presentes um certificado de reconhecimento onde o Município de Abrantes agradece “toda a dedicação, profissionalismo e inexcedível contributo pelo trabalho realizado no Centro de Vacinação de Abrantes durante a pandemia Covid-19”.