No âmbito do Dia Mundial do Animal, que se comemorou a 4 de outubro, a Farmácia Grave, em Tomar, através da sua diretora técnica, Liliana Troeira, está a promover, em parceria com o município, uma exposição fotográfica de animais que se encontram disponíveis para adoção no Canil/Gatil Intermunicipal, exposição patente na farmácia durante o mês de outubro.
No dia de inauguração desta exposição, dia 6 de outubro, teve lugar uma palestra sobre alimentação animal, efetuada pela médica veterinária municipal, Susana Dias. Nesse dia, estiveram presentes um grupo de utentes do CIRE, alunos do Infantário Academia de Sonhos, idosos do lar Raízes do Nabão e um grupo de alunos do 12.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Secundária Jácome Ratton.
Na ocasião, o vereador Hélder Henriques referiu que este é “mais um exemplo da interação do município com a comunidade tomarense, sugerindo mais iniciativas desta natureza com outras organizações e instituições e incentivando os presentes para a adoção responsável, de modo a reduzir o número de animais residentes do Canil/Gatil Intermunicipal e proporcionar melhor qualidade de vida aos animais adotados”.

Em declarações ao “Cidade de Tomar”, Liliana Troeira, referiu que a “Farmácia Grave tem uma filosofia que é estar integrada na comunidade onde está inserida, procurando promover iniciativas na área da saúde. Desta vez, como também temos a parte da saúde animal, entrámos em contato com a câmara e a veterinária municipal que gostaram da ideia e, então, avançámos”, disse.
Esta exposição é interativa, ou seja, as fotografias dos animais vão circulando de forma a mostrar todos os animais para adoção que são, neste momento, cerca de 200 cães e mais de cem gatos.
Esta foi, assim, uma forma de trazer o Canil/Gatil até à comunidade e as reações de quem entra na farmácia têm sido muito positivas.
Em Tomar, há um ano, a Farmácia Grave tem procurado estar presente na comunidade, promovendo workshops nas escolas, na farmácia, com temáticas diversificadas, palestras na Universidade Sénior e rastreios.
Liliana Troeira convida os tomarenses, as escolas e entidades privadas, a visitarem esta exposição e, mesmo que não possam adotar um animal, ficam a saber de que outras formas podem ajudar o Canil/Gatil, por exemplo, tornando-se voluntário e ajudar no dia a dia destes animais que tanto necessitam.