21.2 C
Tomar

Vila Nova da Barquinha: Igreja Matriz da Atalaia renasce com novo visual

Relacionadas

Igreja Matriz de Atalaia, em Vila Nova da Barquinha, com quase 500 anos, está recuperada com um novo visual depois de concluídas as obras de intervenção iniciadas em 2021, com apoio de fundos europeus. A obra foi cofinanciada a 85% pelo Programa Operacional CENTRO 2020, no âmbito do investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património histórico-cultural de elevado interesse turístico.

A requalificação estrutural do interior, a instalação elétrica do exterior e interior (com o objetivo de aumentar a eficiência energética), assim como a reabilitação dos pavimentos do adro, foram as principais intervenções da empreitada. A operação confere ao edifício um reforço estrutural e um embelezamento que é agora bem visível. Em breve será implementado um programa de promoção do monumento, com atividades culturais e de visitação.

A Igreja Matriz da Atalaia é um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal. Possui, no seu interior, azulejos policromados, amarelos e azuis, de grande efeito artístico do século XVII. Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, foi mandada edificar cerca de 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede. A sua traça foi elaborada por João de Castilho, sendo os programas decorativos do portal principal e do arco cruzeiro da autoria de João de Ruão, naquela que é uma das primeiras obras feitas pelo mestre normando em Portugal. Este edifício do século XVI é considerado Monumento Nacional desde 1926.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Tensões no Mar do Sul da China: postura das Filipinas contraria esforços de cooperação

Apesar de manifestações públicas a favor da paz, o governo filipino tem adotado ações que contradizem o espírito de...

António Camilo apresenta recandidatura à Câmara da Golegã

António Camilo apresentou a sua recandidatura à Câmara Municipal da Golegã pelo movimento independente 2025 POR TODOS. "É com...
- Advertisement -

Mais notícias