Uma vasta e eclética programação musical com concertos gratuitos na Várzea Grande e uma nova disposição dos espaços entre esse local e o mercado, são as grandes novidades da Feira de Santa Iria, que regressa a Tomar, entre 14 a 23 de outubro, após dois anos de interregno devido à pandemia.
O programa e as novidades foram apresentados, na segunda feira, em conferência de imprensa, tendo a vereadora Filipa Fernandes avançado com diversas informações acerca do evento, evento sobre o qual pode saber tudo no site oficial www.feirasantairia.pt.
Sobre os artistas nacionais que vão marcar presença, nomeadamente Pedro Abrunhosa e David Carreira, a vereadora Filipa Fernandes salientou o facto de que “apesar da aposta nalguns nomes sonantes da música portuguesa, a programação da feira foi feita com o objetivo de dar igualmente destaque aos músicos do concelho”.
https://www.facebook.com/jornalcidadetomar/videos/473750788023067
Pedro Abrunhosa (dia 15, às 22h30), David Carreira (dia 22, às 22h30), HMB (dia 14, às 22h30) e Némanus (dia 21, às 22h30) serão os cabeças de cartaz dos dez dias do certame. Mas os tomarenses Motherflutters, Cavalo Amarelo, Ricardo José ou FH5 também vão marcar presença, assim como muitos outros artistas que vão animar as noites da renovada Várzea Grande. De destacar, igualmente, alguns momentos mais intimistas como o Projeto IRIA, de OMIRI, uma espécie de alter ego de Vasco Ribeiro Casais (videomapping, dia 14, às 21h30); o grupo nabantino Saltimbancos, que vai fazer um concerto para utentes das IPSS’s; ou a apresentação do livro “Iria – Uma fantasia visigótica” de Carlos Trincão. No dia 20, às 21h30, no Palco Feira, a RCT comemora o seu 33.º aniversário com vários artistas. O último concerto da feira, no dia 23, às 18h00, com a Banda Iria, será um inusual ensemble com músicos de todas as filarmónicas tomarenses.

Ponto alto da Feira de Santa Iria é a procissão, na manhã de dia 20, que vai, este ano, contar com os alunos das escolas que, conforme a tradição, vão lançar pétalas ao rio, em memória do martírio da padroeira de Tomar.
A nível dos espaços, o recinto do mercado acolhe o parque de diversões e as tasquinhas; no passadiço junto à Casa dos Cubos fica o artesanato; na Rua dos Arcos, o comércio em geral; no estacionamento lateral do Palácio da Justiça, a nascente, a Feira das Passas; em frente ao Tribunal os automóveis e máquinas agrícolas; no claustro do Convento de S. Francisco, o Espaço Iria, para atividades mais intimistas; e na ampla praça da Várzea, além do palco principal, os produtos locais e regionais, street food, bares e mostra associativa.