Música, animação, teatro de rua, dança, cortejo medieval, acampamentos templários, demonstração de ofícios e de armas, são alguns dos ingredientes que compõem o ambiente do evento Ceyceira Medieval, que decorre este fim-de-semana, 1 e 2 de outubro, na localidade de Asseiceira, freguesia da Asseiceira, em Tomar.
O evento, organizado pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Asseiceira, teve a sua abertura na tarde deste sábado, 1 de outubro, com Carlos Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, a sublinhar o mérito da organização e da população que se mobilizou em força para a concretização do mesmo, após dois anos de interregno. “Finalmente regressamos em força. A Feira Medieval da Asseiceira pretende reforçar o património histórico e cultural desta localidade. Asseiceira com mais de 700 anos de história, o Foral de D. Dinis desde 1315, a Batalha de Asseiceira em 1834 … se há algo em que somos manifestamente ricos é em património cultural e histórico”, disse, sugerindo a quem visite este evento para aproveitar “a magia de cada canto deste pequeno burgo porque o enquadramento cénico é que faz desta festa aquilo que é e que é especial pela concentração neste espaço”.

Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara de Tomar, reiterou que “este evento marca a história, a cultura e a herança patrimonial do concelho e da freguesia de Asseiceira em particular”, sendo uma importante contribuição para o cartaz de eventos ao longo do ano. “É importante que tenha este cariz de desenvolvimento local, daquilo que é feito pela comunidade local, com a ajuda de entidades, mas feito por aqueles que vivem esta terra e quando assim é, tem outro sabor”, disse.
Fotos: José Ribeiro