Ainda a digerir a eliminação da Taça de Portugal, em Pombal (no desempate por grandes penalidades), o U. Tomar recebia, numa tarde de calor intenso, o ‘vizinho’ (e também centenário) Abrantes e Benfica, na jornada de abertura do principal campeonato de futebol da Associação de Futebol de Santarém.
A equipa de Marco Marques esperava muitas dificuldades diante de um dos mais fortes opositores da competição. E os primeiros minutos vieram confirmar isso mesmo: os abrantinos mostraram que vieram a Tomar para discutir o resultado. E, no minuto 15, estiveram perto de abrir o marcador: num livre, cobrado por Rui Sousa na direita, Pedro Lourenço, de cabeça, acertou… na trave da baliza de Ivo Cristo!
Os unionistas, acertando marcações, foram conseguindo equilibrar a contenda, mas não tinham a melhor pontaria nos (quatro) remates à baliza de Ricardo Canais.
Contudo, já no quinto minutos dos descontos, num livre frontal (falta sobre Leandro Filipe), Wemerson Silva atirou forte… Canais defendeu para a frente e Guilherme Camargo inaugurou o marcador para a equipa tomarense!
O avanço do U. Tomar durou apenas cinco minutos… na segunda parte: num contra-ataque, pela direita, João Marchão – vestiu a camisola da equipa tomarense, na segunda metade da época passada – tabelou com um colega e atirou forte… Ivo Cristo ainda tocou na bola mas não conseguiu evitar o golo do empate: 1-1.
Marco Marques respondeu com duas substituições (entraram Douglas Pissona e Quim Zé) a este contratempo… e, efetivamente, a equipa unionista ganhou capacidade de recuperação da bola e mais intensidade. Mas foi o Abrantes e Benfica que, num lance fortuito, esteve perto do segundo golo: Miguel Seninho, no minuto 72, tentou a sua sorte de muito longe… e acertou na trave da baliza de Ivo Cristo!
Logo no minuto imediato, na sequência de um canto, Henrique Matos finalizou de cabeça… rente ao poste direito!
O jovem José Charles trouxe também mais velocidade e dinâmica ao ataque do U. Tomar. Mais fresca, a equipa tomarense chegou, por diversas vezes, com perigo junto da baliza do adversário. E, já no minuto 81, na sequência de um lance coletivo, Wemerson Silva rematou forte… Canais defendeu para a frente e Quim Zé, de cabeça (a bola ainda bateu no poste direito e ressaltou para dentro da baliza…), recolocou o U. Tomar na liderança do marcador: 2-1.
A investida unionista continuou… e José Charles (finalização junto ao poste esquerdo…) e Guilherme Nunes (lance individual finalizado na esquerda…) só não fizeram o terceiro por mérito do guardião abrantino!
Vitória difícil, suada, mas inteiramente merecida da equipa tomarense, sobretudo pelo que construiu na última meia hora.
Arbitragem globalmente positiva.
Outros resultados desta jornada 1: Atl. Ouriense-Salvaterrense, 1-1; Fazendense-Mação, 1-0; Entroncamento-Torres Novas, 4-2; Fátima-Samora Correia, 0-0; Benavente-Águias de Alpiarça, 1-2; Ferreira Zêzere-Alcanenense, 1-0; Amiense-Cartaxo, 3-1.
Na próxima jornada, dia 25, o U. Tomar viaja até Torres Novas… e o Ferreira do Zêzere até Salvaterra de Magos.
Foto: JMFS