Decorreu, no passado dia 8 de setembro, na Sertã, a assinatura do contrato de concessão para o serviço público de transporte de passageiros com a Rodoviária do Tejo, que será válido pelo período de oito anos e com um valor de 36,5 M€.
A presidente da CIM do Médio Tejo, Anabela Freitas, iniciou esta sessão agradecendo a presença de todos referindo tratar-se de um marco histórico. Começou por explicar um pouco de todo o início deste processo que já remonta a 2015, e que levou à delegação de competências de Autoridade de Transportes na CIM do Médio Tejo. “O processo de contratualização do transporte público tem sido um processo muito desafiante. A toda a complexidade inerente a este trabalho, acresceu nos últimos anos a instabilidade causada pelo contexto e pandemia e mais recentemente pelos impactos da guerra”, referiu Anabela Freitas.
Foi de seguida efetuada uma apresentação pelo secretário executivo, Miguel Pombeiro, onde referiu como primeira nota, a coincidência de uma campanha de promoção a nível nacional do uso do transporte público designado “O Futuro é Coletivo” que estava a iniciar precisamente nesta altura, pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) em parceria com várias entidades nas quais a CIM se associou.
Créditos: CM da Sertã