28.2 C
Tomar

Festa Templária com alguma inovação apresenta balanço “muito positivo”

Relacionadas

Elsa Ribeiro Gonçalves
Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

José Ribeiro (Fotos)

A Festa Templária trouxe de volta um ambiente medieval a Tomar entre os dias 7 e 10 de julho. O evento regressou após três anos de interregno e foram muitas as pessoas que povoaram de vida as ruas do centro histórico nestes dias.  A vereadora da Cultura da autarquia, Filipa Fernandes, fez um balanço “muito positivo” do evento na reunião de câmara pública, realizada na segunda-feira, 11 de julho. “

Este ano registaram-se algumas atividades inovadoras. Para além do desfile infantil com as crianças a participarem em danças medievais, na manhã de sexta-feira, e da recriação histórica do Cerco ao Castelo à noite, entre o jantar real, milhares de pessoas assistiram no sábado ao cortejo noturno, um dos momentos mais simbólicos da Festa Templária, que desceu do Castelo em direção à Igreja de Santa Maria, panteão de D. Gualdim Pais e dos outros mestres da Ordem. Na manhã de domingo realizou-se o Torneio Rota dos Castelos, de arco e besta históricos, por diversos espaços do Castelo e das suas cercanias, na Mata dos Sete Montes. Contando com a presença dos melhores arqueiros nacionais, foi um dos momentos demonstrativos de que, mesmo numa recriação histórica como a Festa Templária, há sempre lugar para a inovação.

“Voltamos a comemorar a nossa grande marca, a marca templária e quero referir que o saldo foi muito positivo. Houve bastantes visitantes à cidade e quero agradecer publicamente a quem tornou possível este evento”, disse Filipa Fernandes, enaltecendo as entidades parceiras, evocando grandemente a participação das juntas de freguesia e das associações que participaram nas tasquinhas e que, “com o seu rigor histórico cumpriram o que foi proposto” bem como os voluntários que participaram no cerco, após muitas horas de ensaio, e no cortejo noturno. Por fim, deixou uam palavra de agradecimento aos trabalhadores do município. “Quero fazer um agradecimento muito especial às funcionárias do Turismo do Município que vestem a camisola pelo seu trabalho e que tiveram uma disponibilidade total para que nada falhasse nesta festa”, disse, acrescentando que a Festa Templária regressa em 2024, uma vez que para o ano vai haver Festa dos Tabuleiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Tensões no Mar do Sul da China: postura das Filipinas contraria esforços de cooperação

Apesar de manifestações públicas a favor da paz, o governo filipino tem adotado ações que contradizem o espírito de...

António Camilo apresenta recandidatura à Câmara da Golegã

António Camilo apresentou a sua recandidatura à Câmara Municipal da Golegã pelo movimento independente 2025 POR TODOS. "É com...
- Advertisement -

Mais notícias