José Ribeiro (Fotos)
A Festa Templária trouxe de volta um ambiente medieval a Tomar entre os dias 7 e 10 de julho. O evento regressou após três anos de interregno e foram muitas as pessoas que povoaram de vida as ruas do centro histórico nestes dias. A vereadora da Cultura da autarquia, Filipa Fernandes, fez um balanço “muito positivo” do evento na reunião de câmara pública, realizada na segunda-feira, 11 de julho. “
Este ano registaram-se algumas atividades inovadoras. Para além do desfile infantil com as crianças a participarem em danças medievais, na manhã de sexta-feira, e da recriação histórica do Cerco ao Castelo à noite, entre o jantar real, milhares de pessoas assistiram no sábado ao cortejo noturno, um dos momentos mais simbólicos da Festa Templária, que desceu do Castelo em direção à Igreja de Santa Maria, panteão de D. Gualdim Pais e dos outros mestres da Ordem. Na manhã de domingo realizou-se o Torneio Rota dos Castelos, de arco e besta históricos, por diversos espaços do Castelo e das suas cercanias, na Mata dos Sete Montes. Contando com a presença dos melhores arqueiros nacionais, foi um dos momentos demonstrativos de que, mesmo numa recriação histórica como a Festa Templária, há sempre lugar para a inovação.
“Voltamos a comemorar a nossa grande marca, a marca templária e quero referir que o saldo foi muito positivo. Houve bastantes visitantes à cidade e quero agradecer publicamente a quem tornou possível este evento”, disse Filipa Fernandes, enaltecendo as entidades parceiras, evocando grandemente a participação das juntas de freguesia e das associações que participaram nas tasquinhas e que, “com o seu rigor histórico cumpriram o que foi proposto” bem como os voluntários que participaram no cerco, após muitas horas de ensaio, e no cortejo noturno. Por fim, deixou uam palavra de agradecimento aos trabalhadores do município. “Quero fazer um agradecimento muito especial às funcionárias do Turismo do Município que vestem a camisola pelo seu trabalho e que tiveram uma disponibilidade total para que nada falhasse nesta festa”, disse, acrescentando que a Festa Templária regressa em 2024, uma vez que para o ano vai haver Festa dos Tabuleiros.