19.6 C
Tomar

Vem aí a segunda edição do fim-de-semana dedicado ao escaravelho vaca-ruiva

Relacionadas

Em 2022, realiza-se a segunda edição do fim-de-semana dedicado à vaca-ruiva (Lucanus barbarossa), um escaravelho da família dos lunacídeos pouco conhecido e abrangido pelo projecto VACALOURA.PT do qual a 30POR1LINHA é embaixadora desde 2020.

Este projecto de ciência cidadã é coordenado pela Associação Bioliving em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a Sociedade Portuguesa de Entomologia e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.O objetivo é compilar e organizar a informação enviada pelos cidadãos sobre a distribuição e estado das populações dos escaravelhos da família Lucanidae em Portugal, de forma a averiguar o estado de conservação das espécies na sua área de distribuição.

O projeto tem uma forte componente de educação ambiental, que pretende disseminar e sensibilizar para a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podemos ajudar a conservar estes ecossistemas.

No caso da 30POR1LINHA, o foco tem estado na vaca-ruiva (Lucanus barbarossa). A nível científico conhece-se pouco sobre esta espécie sendo a sua área de ocorrência a nível mundial  restringida a Portugal, Espanha, sul de França e Norte de África. 

Em 2020, com o crescimento da Rede de Embaixadores, iniciou-se uma campanha de sensibilização, direcionada especificamente para a vaca-ruiva e após o sucesso desta campanha, em 2021, lançámos o 1º Fim-de-Semana da Vaca-ruiva.

Este ano, o Fim-de-semana da Vaca-ruiva regressa nos dias 15, 16 e 17 de julho, datas em que temos 6 atividades programadas em 4 distritos distintos.

Todas as atividades serão dinamizadas por diferentes monitores da Rede de Embaixadores, com o intuito de dar a conhecer a vaca-ruiva e os seus habitats aos cidadãos portugueses.

A 30POR1LINHA preparou uma actividade para o dia 16 de Julho junto à Ponte de Peniche em Tomar entre as 19h30 e as 22h30.

As inscrições podem ser feitas aqui:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbmFDBgtUkC77-KL5Q23teSZrUE6EzuY6swPbsLbrccUd81g/viewform

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Prejuízos estimados em 300 mil euros no Centro Social de Além da Ribeira motivam apelo urgente a donativos e materiais para a sua reconstrução

O Centro Social Paroquial de Além da Ribeira (CSPAR), no concelho de Tomar, sofreu danos significativos na sequência da...

Ao fim de 10 anos, na despedida de Marcelo…

NOTA DO DIRECTOR É bem verdadeiro o título dessa minha nota. Passaram 10 anos, mas parece que foi ontem que Marcelo...
- Advertisement -

Mais notícias