No encerramento da época 2021/22, os Veteranos do U. Tomar deslocaram-se, no passado sábado, 25 de junho, ao Campo das Salésias para disputar, com o Belenenses, a quarta edição do Troféu Vicente Lucas.
Num dia marcado por muita história, misturada com emoções fortes, o jogo foi o menos importante. A equipa unionista até entrou bem, a dominar o meio campo… mas o Belenenses marcou no primeiro remate à baliza!
O empate veio já na segunda parte, por Quim. Contudo, a equipa de Belém, com uma linha atacante muito forte, chegou ao 3-1.
Cardoso reduziu para a margem mínima, mas, nos últimos minutos, com os unionistas à procura do empate, foi o Belenenses a chegar ao quarto golo, fixando o resultado em 4-2.
Com a presença do homenageado, o inesquecível Vicente Lucas, o troféu acabou por ser entregue ao U. Tomar, num gesto de altruísmo e verdadeiro espírito veterano.
Mas o ponto alto do dia foi a entrega do acervo de Vicente Lucas ao Museu do Belenenses, com a presença do presidente do clube, Patrick Morais de Carvalho. Uma cerimónia muito emotiva, destacando-se a humildade de Vicente Lucas, um verdadeiro campeão.
Esta ocasião foi também aproveitada pelo U. Tomar para homenagear Nascimento e Calado, jogadores que vestiram as cores destes dois clubes, na 1.ª Divisão, tendo, nesses tempos, privado com Vicente Lucas.
Francisco Bolota e Dina Pavão integraram a comitiva tomarense. Rui Costa, antigo presidente do U. Tomar, também fez questão de estar presente, para rever estes amigos de longa data.
U. Tomar: Nuno Ribeiro (g.r.), Paulo Santos, Cajada (c.), Roberto, Toni, Paulo Godinho, Patrício, Eduardo Fortes, Alexandrino, Wemerson Silva e Cardoso.
Entraram ainda: Ricardo (g.r.), João Tapadas, Ferreirita, Quim e Martins.
Staff: Tapadas e Zé Nunes.