CHMT investe mais de 3,5 milhões para redução do impacto energético e ambiental 

0
1419

O CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo – assinalou simbolicamente, no domingo, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente, com a plantação de três árvores no exterior de cada uma das unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas.

As três unidades do CHMT reforçaram em 2022 o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental na saúde. O CHMT investiu este ano mais de 3,5 milhões de euros para a implementação, nas três unidades hospitalares, de um conjunto de medidas de otimização e eficiência energética, que vão resultar numa redução do impacto ambiental do CHMT e levar a uma poupança na fatura energética superior a um milhão de euros por ano. 

Através de candidaturas instruídas ao POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que garantiram uma comparticipação do Fundo de Coesão superior a 95%, foram realizadas um conjunto de obras nas três unidades hospitalares do CHMT, com vista a melhorar a sua eficiência energética e levar à redução das emissões de gases nocivos que provocam efeito de estufa.  

Entre diversos investimentos efetuados destaca-se a aposta nas energias renováveis, com a instalação de sistemas fotovoltaicos para autoconsumo nas Unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas. No domínio das energias “limpas” há ainda a destacar a instalação de um sistema solar térmico na Unidade de Torres Novas. 

Uma notícia na íntegra na edição impressa de 10 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here