O CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo – assinalou simbolicamente, no domingo, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente, com a plantação de três árvores no exterior de cada uma das unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas.
As três unidades do CHMT reforçaram em 2022 o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental na saúde. O CHMT investiu este ano mais de 3,5 milhões de euros para a implementação, nas três unidades hospitalares, de um conjunto de medidas de otimização e eficiência energética, que vão resultar numa redução do impacto ambiental do CHMT e levar a uma poupança na fatura energética superior a um milhão de euros por ano.
Através de candidaturas instruídas ao POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que garantiram uma comparticipação do Fundo de Coesão superior a 95%, foram realizadas um conjunto de obras nas três unidades hospitalares do CHMT, com vista a melhorar a sua eficiência energética e levar à redução das emissões de gases nocivos que provocam efeito de estufa.
Entre diversos investimentos efetuados destaca-se a aposta nas energias renováveis, com a instalação de sistemas fotovoltaicos para autoconsumo nas Unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas. No domínio das energias “limpas” há ainda a destacar a instalação de um sistema solar térmico na Unidade de Torres Novas.
Uma notícia na íntegra na edição impressa de 10 de junho.