Arrancou na noite de sexta-feira, 27 de maio com uma ceia medieval e com inauguração oficial na tarde deste sábado na Quinta Lagar de S. José, o Termo de Payalvo, um evento de recriações históricas que decorre em Paialvo, freguesia do concelho de Tomar até domingo.
O presidente da Junta de Paialavo, Amâncio Ribeiro, deu as boas vindas aos presentes, realçando que “aos poucos é bom retomar a normalidade e manter viva a história e a tradição de Paialvo”.
Ana Maria Elias, pailavense conhecedora da história da freguesia, referiu que é muito importante que se divulgue e difunda a história da freguesia de Paialvo de que nos orgulhamos muito hoje”, disse, acrescentando que “Paialavo foi sede de concelho e fomos um ponto fulcral e importante na passagem na estrada real, sempre fomos acolhedores e abrigamos quem nos visitava”. Apesar do interregno forçado pela pandemia Covid, o evento está de regresso e quer contar a quem o visite até este domingo. “As recriações históricas não se vão focar sempre nas mesmas épocas porque vamos ter sempre novidades e algusn pontos que temos que manter vivos na memória de um povo. Os Paialvenses orgulham-se de ter esta história e gostamos de a dar a conhecer a todos, disse.
O vice-presidente da Câmara, Hugo Cristóvão, disse que “este evento é mais um que marca a retoma à normalidade que se deseja” sendo que este é um evento rico, que acrescenta identidade e valor a um território. “O Termo de Payalvo é um dos eventos que a câmara desde sempre acarinhou porque são eventos que se inserem numa estrategia de promoção do território, na só de beleza natural e de património construído, mas também com muita história para contar”, disse.