Um golo de Nuno Araújo, a pouco mais de dois minutos do final, ditou, no passado sábado, a terceira derrota do Sp. Tomar/IPT no confronto com a candidata Oliveirense, desta vez para a jornada 23 do principal campeonato nacional de hóquei em patins.
Esta época, os leões de Tomar já tinham perdido diante deste adversário para o campeonato (4-2) e, há um mês, em casa, nos oitavos de final da Taça de Portugal, por tangencial 1-2.
A equipa de Oliveira de Azeméis adiantou-se no marcador logo no primeiro ataque – quando o cronómetros assinalava que estavam cumpridos apenas 14 segundos -, pelo capitão Marc Torra, em finalização da esquerda.
Este golpe madugador não desmotivou os pupilos de Nuno Lopes, que igualaram o marcador no minuto 9: Tomás Moreira inverteu a marcha atrás da baliza e serviu Rúben Sousa… para um remate cruzado e rasteiro que surpreendeu Diogo Fernandes.
Depois de uma grande penalidade (por falta de Xavier ‘Xavi’ Cardoso sobre Guilherme Silva) e um livre direto (cartão azul a Filipe Almeida por falta sobre Nuno Araújo) desperdiçados por Caio e Lucas Martínez, respetivamente, a Oliveirense (em superioridade numérica) chegou ao segundo golo no minuto 17: Torra sofreu falta na área e, na cobrança do respetiva penalidade, bateu Francisco Veludo.
Caio, volvidos três minutos (20’), em remate cruzado da direita, garantiu nova igualdade, a dois golos. Pouco depois, Guilherme Silva, em remate frontal, acertou… na trave da baliza oliveirense!
‘Xavi’ Cardoso, logo no quinto minuto da segunda parte (também com períodos de domínio repartidos), em finalização da direita, colocou a equipa visitante pela terceira frente na liderança do marcador.
A resposta leonina surgiu apenas no minuto 37, pelo capitão Ivo Silva, também em remate da direita, igualando de novo o marcador (3-3).
As duas equipas tiveram, na reta final, oportunidades para se adiantarem… acabando por ser mais eficaz a de Oliveira de Azeméis: Nuno Araújo, na direita, finalizou certeiro após defesa de Francisco Veludo.
Tomás Moreira, a 1.42 do final, dispôs, num livre direto (décima falta da Oliveirense), de uma soberana oportunidade para igualar, mas o forte remate… acertou no poste esquerdo da baliza de Diogo Fernandes!
Com esta derrota, a oitava neste campeonato (mais 10 vitórias e três empates), o Sp. Tomar/IPT continua no sétimo lugar, agora a seis pontos do Valongo (vitória em Barcelos por 3-5) e com mais um que o H. Braga (derrota no Porto por 8-1), tendo, no entanto, a presença no play-off quase assegurada.
Os leões beneficiaram, nomeadamente, do facto de o Paço de Arcos não ter vencido nesta jornada (5-5 diante do Parede). E a equipa tomarense tem ainda dois jogos em atraso: um em casa, diante do Valogo (da jornada 21), no dia 15 de abril; outro em Braga (da jornada 22), a 27 de abril.