Há dois anos, os alunos do 1.º ciclo da ex-Escola Infante D. Henrique foram transferidos para a Escola Integrada Santa Iria, um processo complexo que viu bastante desagrado por parte dos pais. Mas, volvidos dois anos, os alunos integraram-se bem na nova escola, uma das melhores a nível de equipamentos e que, a partir de setembro deste ano, vai contar com Jardim de Infância, estando disponíveis duas salas para esse efeito.
O “Cidade de Tomar” falou com o vereador da Educação, Hugo Cristóvão, que nos confirmou que, no âmbito da Rede Escolar, foi proposto a abertura de duas salas de Jardim de Infância na Escola Integrada Santa Iria, já a começar no próximo ano letivo. Neste sentido, tudo será preparado para esse efeito, sendo apenas necessárias algumas pequenas obras de adequação à faixa etária daquele espaço, obras que serão asseguradas pela câmara, assim como o mobiliário. Além das educadoras, estas salas contarão também com um funcionário/auxiliar afeto a cada sala.
Também o diretor do Agrupamento Templários, Paulo Macedo, referiu que “as duas salas de pré-escolar funcionarão à semelhança das restantes salas que já fazem parte do Agrupamento de Escolas Templários, quer no que respeita ao horário, à qualidade dos serviços prestados e equipamento da(s) sala(s)”.
Com a transferência dos alunos da ex-Escola Infante D. Henrique, transferiu-se também o ATL que dá apoio ao 1.º ciclo. Agora em instalações com ótimas condições, o ATL (que funciona entre as 7h30 e as 19h30) presta apoio também à hora do almoço e acompanhamento na hora de fazer os trabalhos de casa, quer ao 1.º ciclo, quer ao 2.º ciclo.
Associação de Pais promove “Dia Aberto” a 14 de maio
Como já era tradição na Escola Infante, a Associação de Pais da Escola Santa Iria promoveu, na segunda feira, dia 21 de março, uma feirinha, neste caso, a “Feirinha da primavera”. Os pais colaboraram na confeção de doces e salgados e os alunos, professores e auxiliares foram convidados a participar. Este foi um dos primeiros eventos, pois, até aqui não foi possível realizar devido à pandemia, mas estão previstas mais atividades.

Segundo o presidente da Associação de Pais, José António Oliveira, devido à pandemia não foi possível promover este tipo de atividades, mas é intenção desta Associação de Pais promover mais iniciativas, a começar já no dia 14 de maio, sábado, com um “Dia Aberto”, cujo programa está a ser elaborado.
Uma notícia completa na edição impressa de 25 de março.