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Jornadas de Consumo em Tomar: este tema também é para os jovens

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Decorreu na sexta feira, dia 18 de março, na Biblioteca Municipal de Tomar, a sessão “Defesa do Consumidor: Novos Paradigmas”, integrada nas Jornadas no Consumo, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Consumidor (15 de março).

Com a presença de diversas turmas do ensino secundário das Escolas Jácome Ratton, Santa Maria do Olival e Profissional de Tomar, a iniciativa contou com a presença de diversos especialistas nacionais na matéria, entre os quais a Diretora-Geral do Consumidor, Ana Catarina Fonseca.

Virgílio Saraiva, técnico responsável pelo Centro de Informação Autárquica ao Consumidor de Tomar, entidade que organizou este evento no âmbito do município nabantino, abriu a sessão com as boas vindas e agradecimentos aos participantes.

Ana Catarina Fonseca enfocou o consumo sustentável e ambientalmente correto, bem como o combate ao desperdício alimentar, a gestão do orçamento familiar e os cuidados a ter com a publicidade (por vezes enganosa) e as compras pela internet.

Sobre esta última questão refletiu especialmente Ana Francisca Dias, do Centro de Defesa do Consumidor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em especial pelo rasto que deixamos na internet e através do qual é criada publicidade online personalizada.

A este respeito deixou a indicação de que nas configurações de privacidade e segurança dos motores de busca é possível limpar o histórico de navegação, que elimina os cookies, bem como bloqueá-los para os sites que não nos interessem.

Sendo os mais novos essencialmente consumidores digitais, sobre esta temática falou também José Ribeiro Mendes, professor do Instituto Politécnico de Tomar, que salientou ser hoje, por isso mesmo, o conceito de liberdade diferente do das gerações anteriores. Frisou também que a identidade já começa a ser, mas será de facto eletrónica no futuro, de que um exemplo é o cartão de cidadão com assinatura digital. Mas alertou também par alguns problemas, por exemplo: daqui a uns anos, onde vai estar a nossa memória se hoje colocamos tudo na “cloud”?

Sara Simões, do CIAC de Palmela, falou do papel destes centros na comunidade, mas com uma piscadela de olho aos jovens. Porque é importante haver uma literacia do consumo e os CIAC podem ajudar nisso, indo inclusivamente às escolas. E há matéria para falar com os alunos que tenha a ver com o seu quotidiano? Claro que há: abordando, por exemplo, questões como a importância da pegada digital, a alimentação adequada ou a gestão do próprio dinheiro (seja mesada, semanada ou noutra versão).

A sessão contou ainda com um debate, conduzido por Isabel Miliciano, diretora do jornal O Templário, que teve também a intervenção do público e que permitiu a discussão de alguns pontos de vista, como é o caso da supremacia, ou não, do mundo digital sobre o analógico.

Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara de Tomar, encerrou a iniciativa agradecendo a participação de oradores e espetadores, e relembrando aos jovens presentes que, em caso de dúvida ou necessidade de ajuda, o CIAC está sempre de portas abertas para os receber.

O próximo evento destas Jornadas do Consumo decorrerá dia 28 de abril, a partir das 14h15, no Instituto Politécnico de Tomar, dedicado ao tema “Comércio Eletrónico e Cibersegurança”.

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