Num ponto de situação feito esta tarde à imprensa, Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, adiantou que Tomar acolhe numa primeira fase, 14 pessoas. São um casal, cinco mulheres e sete crianças e que apenas uma mulher das 48 transportadas desde a Polónia até Portugal no autocarro do Município virá para Tomar.
A presidente de câmara explicou que apenas uma pessoa não tem qualquer familiar em Portugal ao contrário dos restantes. Para maior facilidade de todos, o autocarro do Município de Tomar chegado a Vilar Formoso, ruma a Lisboa, onde esses familiares aguardam por aqueles que conseguiram sair da Ucrânia.
Apesar de apenas uma mulher destas 48 pessoas transportadas vir para Tomar, a presidente da autarquia disse que Tomar já é ponto de abrigo para um casal e que amanhã deverão chegar mais quatro mulheres e sete crianças.
Anabela Freitas sublinha a solidariedade dos tomarenses que se disponibilizaram para alojar estes refugiados.
Agora há que os deixar descansar, proceder ao seu registo no SEF e procurar avaliar do seu estado de saúde. Em articulação com os agrupamentos de escolas as crianças serão entretanto integradas no sistema de ensino tomarense.