Terceira derrota seguida! Depois dos desaires em Mação (2-1) e, em casa, diante do Samora Correia (1-2), o U. Tomar tinha um difícil teste em Fazendas de Almeirim, contra um adversário em claro ascendente e moralizado, por exemplo, pela vitória sobre o Rio Maior, líder do principal campeonato distrital de futebol! A equipa tomarense acabou por ‘chumbar’ no teste porque, entre outros fatores, não marcou qualquer golo… pela primeira vez, esta época!
Mas os unionistas (sem o central Fábio Vieira e o avançado Wemerson Silva, castigados), surpreendendo um pouco o adversário, até começaram o embate com forte atitude atacante, a melhor forma para retomar o caminho das vitórias. No entanto, com pouca capacidade para desequilibrar a defesa contrária, raramente conseguiram ameaçar seriamente a baliza de Gonçalo Vieira. Uma das poucas exceções, na primeira parte, aconteceu no minuto 27: Tiago Vieira recebeu um passe de João Marchão, da direita, e depois de ajeitar a bola sobre um adversário, ficou isolado e rematou… a bola bateu no guarda-redes e passou dois palmos acima da trave! Gulherme Graça, num livre frontal, também atirou forte… rente ao poste direito!
A equipa da casa criou igualmente duas boas oportunidades para abrir o marcador: no minuto 24, após cruzamento da direita, Lorran Jesus (com o guarda-redes já fora da baliza…) rematou de primeira… ao lado! O avançado brasileiro, já perto do intervalo, surgiu nas costas da defesa unionista e finalizou… Ivo Cristo defendeu com o pé!
O segundo tempo também começou com ações próximas das duas balizas… mas com o U. Tomar mais finalizador, colocando à prova, por duas ou três vezes, o guardião fazendense.
Filipe Pinto, no minuto 64, refrescou o ataque com Pedro Pires e Anderson Nascimento… Contudo, no minuto 70, Siaka Bamba (atuou como central…) travou um adversário que se escapava para a baliza… e viu o cartão vermelho direto!
Volvidos apenas três minutos, o Fazendense chegou ao golo: passe de Carlos Bacalhau, da esquerda, e Lorran Jesus, aproveitando um buraco na defesa unionista, avançou na área e bateu Ivo Cristo.
E o problema do U. Tomar… agravou-se passados cinco minutos: Guilherme Graça arriscou um corte (estendido no relvado) e o árbitro (considerando que tinha atingido o adversário) mostrou-lhe o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho!
Apesar de todos estes contratempos, a equipa unionista não deixou de lutar… por um golo, pois o empate seria um mal menor! Mas o Fazendense (o defesa Diogo Oliveira viu o cartão vermelho nos descontos, por abordar um adversário de forma agressiva) defendeu-se bem, permitindo poucas veleidades aos unionistas.
Arbitragem com algumas decisões… difíceis!
Com esta derrota, a quarta da época (e terceira consecutiva), o U. Tomar está agora seis pontos atrás do Rio Maior, embora tenha menos um jogo realizado. E o Fazendense já ameaça…
Outros resultados desta jornada 20: Amiense-Abrantes e Benfica, 0-1; Benavente-Cartaxo, 2-1; Mação-Salvaterrense, 1-2; Samora Correia-Torres Novas, 1-1; Alcanenense-Atl. Ouriense, 1-1; Rio Maior-Ferreira do Zêzere, 4-0; Glória do Ribatejo-U. Almeirim, 1-1.