De março a junho, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria está em festa para celebrar os 50 anos do Liceu de Tomar e da ESSMO – Escola Secundária de Santa Maria do Olival. Um programa que está a ser trabalhado por antigos e atuais alunos, pais, professores e funcionários.
De 7 a 11 de março a escola abre-se a quem quiser participar em atividades que decorrem dentro de portas como palestras, encontros e momentos de lazer e partilha. Porém, os dois grandes momentos acontecem no Cine Teatro Paraíso nos dias 10 e 11 de março com espetáculos que dependem de parceiros como a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e a Canto Firme. No dia 10 sobe ao palco a chamada “prata da casa com os nossos alunos que tocam, cantam e encantam”, explicou Júlia Quadros, para logo depois sublinhar que no dia seguinte, o espetáculo será diferente pois terá outros protagonistas. Vão subir a palco antigos alunos que descobriram na escola as artes de palco como a música e a dança: Moisés, Miguel Urbano, Cavalo Amarelo, Lodo entre outros.
Em abril, dia 22, regressa o “Canta-me Como Foi” novamente no Cine Teatro Paraíso.
O mês de maio é dedicado ao “Encontro de Gerações” e nesse âmbito, as cinco décadas de Liceu dão lugar a espetáculos diferentes nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio e 4 de junho. Não se trata de uma atitude saudosista, mas antes a necessidade de preservar uma memória. Cinco décadas, cinco sábados às cinco da tarde, cinco finais de tarde de passado e de futuro, de encontro de amigos e antigos colegas.
As comemorações encerram em junho e nessa altura surge a “Cápsula do Tempo” que irá conter o legado de hoje para as gerações futuras. Ou seja, o objetivo é que daqui a 25 anos essas gerações possam abrir a cápsula e poderem perceber como foi a escola de hoje. Até ao dia 3 de junho professores, alunos e funcionários são convidados a produzir textos sobre a escola de hoje e são esses documentos que serão colocados nessa “cápsula do tempo”.
Entretanto o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria continua a apelar a todos aqueles que passaram pelo Liceu e pela ESSMO que enviem as suas memórias em forma de texto, fotografias e vídeos.
Esse material pode ser enviado por mail para: 50anos de liceuessmomail.com, ou através da página de Facebook: Memórias Liceu-Essmo.