Segunda derrota seguida! Depois do desaire em Mação (2-1), no domingo anterior, o U. Tomar tinha, no regresso a casa, uma boa oportunidade de retomar o caminho das vitórias (e ainda vingar a derrota da primeira volta…) no embate com o Samora Correia!
Mas tudo correu ao contrário… porque a equipa de Filipe Pinto – não contou com Fábio Vieira e Wemerson Silva, punidos, pelas expulsões em Mação, com seis (!) e dois jogos, respetivamente – deu a primeira parte de avanço, e na segunda, apesar das muitas oportunidades criadas, foi ineficaz e acabou por soçobrar diante do décimo classificado do campeonato!
Pedro Fonseca, logo no minuto 3, na sequência de um canto (curto, seguido de cruzamento…), na direita, surgiu sem marcação ao segundo poste e colocou a equipa visitante no comando do marcador: 0-1.
A resposta unionista… foi completamente vazia no primeiro tempo! Realce apenas para dois remates de João Marchão – no primeiro, já no minuto 36, Sérgio Antunes defendeu a bola junto ao poste direito; no segundo, volvidos três minutos, a bola passou por cima da trave – e para duas situações protagonizadas por Ricardo Pais, na esquerda… resolvidas pelo experiente guardião samorense.
Entretanto, no outro lado, Ivo Cristo negou o segundo golo… quando David Ribeiro surgiu isolado, após passe da esquerda para a direita!
No recomeço, os unionistas (Leandro Filipe, substituindo Espadinha, reforçou a aposta atacante…) criaram duas mãos cheias de oportunidades, mas por falta de pontaria (de Chrystian Pedroso, Pedro Pires, Leandro, João Marchão, Siaka Bamba, Guilherme Graça, Douglas Pissona…) ou grandes intervenções do guarda-redes adversário (em finalizações de Pires, Ricardo Pais, Leandro, Marchão…) não conseguiram igualar o marcador!
O guardião Ivo Cristo, em mais uma rápida transição, travou o remate de Fabinho, da esquerda, mantendo a sua equipa com reais hipóteses de ainda virar o resultado!
Pedro Brandão também foi refrescando a equipa de Samora Correia (nomeadamente com o jovem Idrissa Camará), conseguindo assim equilibrar mais a luta na zona central do terreno. E a um minuto do final do tempo regulamentar, a equipa samorense voltou a marcar: Gerson Ventura arrancou pela zona frontal e atirou forte… para a esquerda do guarda-redes, reforçando a vantagem no marcador: 0-2.
A reação dos unionistas resultou em apenas num golo, já no terceiro minuto (de seis) de compensação: cruzamento de João Marchão e finalização, de cabeça, de Chrystian Pedroso (1-2).
Nos minutos finais, Leandro Filipe (livre frontal… por cima da baliza) e Chrystian (de cabeça, após cruzamento de Guilherme Nunes, para mais uma grande defesa de Sérgio Antunes) não conseguiram evitar o primeiro desaire em casa, esta época.
Arbitragem de sinal positivo.
Com esta derrota, a terceira da época, o U. Tomar está agora três pontos atrás do Rio Maior, embora tenha menos um jogo realizado.
Na próxima jornada, agendada para domingo, 27, a equipa tomarense tem mais um teste complicado… em Fazendas de Almeirim, enquanto que o rival recebe o Ferreira do Zêzere.
Outros resultados desta jornada 19: Ferreira do Zêzere-Abrantes e Benfica, 2-1; Cartaxo-Amiense, 0-2; U. Almeirim-Benavente, 1-3; Torres Novas-Mação, 1-3; Atl. Ouriense-Fazendense, 0-1; Rio Maior-Alcanenense, 5-0; Salvaterrense-Glória do Ribatejo, 3-2.