Papa nomeia D. José Ornelas como novo bispo de Leiria-Fátima

0
1832

O Papa aceitou, na semana passada, o pedido de resignação apresentado pelo cardeal D. António Marto, de 74 anos, como bispo da Diocese de Leiria-Fátima, que justificou a decisão com o “limite das forças físicas e anímicas” para desempenhar esta missão.

“Ao aproximar-se a idade que o direito canónico estabelece como limite destas funções e consciente também de maior limite das forças físicas e anímicas para exercer adequadamente o cargo, face às exigências pastorais da Diocese e do Santuário de Fátima, apresentei ao Santo Padre o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese, quando completei 74 anos [maio de 2021, ndr], escreve o responsável, numa mensagem publicada esta manhã.

O Papa Francisco nomeou D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), como novo bispo de Leiria-Fátima.

O Código de Direito Canónico determina que qualquer bispo diocesano que tenha completado 75 anos de idade deve apresentar a renúncia do ofício, podendo esse pedido ser antecipado por motivos de saúde ou outras causas graves.

“Quero agradecer, profundamente reconhecido, a compreensão tão paternal, tão amiga e afetuosa do Papa Francisco, manifestada pessoalmente, quando lhe apresentei o meu pedido”, relata D. António Marto.

O cardeal assume funções de administrador apostólico da diocese até à tomada de posse do novo bispo, no dia 13 de março, na Catedral de Leiria.

Ecclesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here