O Museu de Geodesia, localizado no Centro Geodésico de Portugal, recebeu, na manhã de 6 de janeiro, o lançamento, no território nacional, dos serviços de comunicação de quinta geração – 5G, numa cerimónia que contou com o presidente executivo da Altice, Alexandre Fonseca, e do vice presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César Luís.
A tecnologia 5G é a evolução da rede móvel para a 5.ª geração. Com o 5G chegam velocidades muito superiores, menores tempos de resposta (latência) e uma rede mais robusta, capaz de entregar internet e voz com qualidade, mesmo nas zonas e situações mais congestionadas, proporcionando uma melhor experiência de utilização para muitos equipamentos, disponíveis no portfólio empresarial, em simultâneo e onde quer que estejam.
Durante a apresentação, Alexandre Fonseca afirmou que “este lançamento simbólico do arranque da rede 5G da MEO, que chega desde logo a todas as capitais de distrito, pretende ser uma ferramenta de combate às assimetrias regionais, na procura da universalidade do acesso às comunicações.”
O vice presidente do Município Vilarregense, Paulo César Luís, começou por agradecer “a escolha de Vila de Rei para o lançamento do 5G, num gesto que pretende mostrar a centralidade e a globalidade deste projeto”.
Paulo César continuou depois afirmando que “o reforço da qualidade das telecomunicações vem facilitar a comunicação do município com os seus habitantes e, principalmente, o acesso das pessoas à informação. Estamos certos que, com esta nova tecnologia, a comunicação dos munícipes com os serviços autárquicos será realizada de uma forma ainda mais célere e eficiente.”
A implementação da tecnologia 5G trará um conjunto de novas oportunidades à sociedade, às indústrias e até à saúde, num reforço dos meios comunicacionais existentes até à data.