A Infraestruturas de Portugal informa que foram já concluídos os trabalhos de renovação de via constituindo-se esta como a última das quatro fases do projeto integrado de reabilitação do Ramal de Tomar.
A empreitada contemplou a substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada, e desguarnecimento, rebalastragem e ataque mecânico pesado e a
beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço.
Com os trabalhos realizados nas diferentes quatro fases do plano de reabilitação, que representam um investimento global que ascende aos 4,3 milhões de euros, foram reforçadas as condições de segurança no Ramal de Tomar e incrementadas as condições de operacionalidade e exploração ferroviária tendo sido alcançados os seguintes objetivos estratégicos:
• Renovação do ciclo de vida da superestrutura de via;
• Melhoria dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura;
• Melhoria dos níveis de conforto e comodidade para os passageiros;
• Redução dos custos de manutenção.