fbpx
12.4 C
Tomar

Leões travam líder FC Porto: depois de terem chegado a uma vantagem de dois golos, o empate… sabe a pouco!

Relacionadas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...

A tarefa do Sp. Tomar/IPT era teoricamente complicada – recebia, no feriado de 8 de dezembro, o líder FC Porto, que se apresentava na cidade templária com um percurso de 10 vitórias e apenas um deslize (no dia 1, em Braga, por tangencial 3-2). Mas ambição e competência não faltam aos leões de Tomar, como já ficou demonstrado nos confrontos com outros fortes adversários (nomeadamente, com os candidatos ao título nacional).

E a exibição consistente e eficaz da primeira parte… foi a prova do grande valor da equipa tomarense. Contudo, a primeira grande oportunidade pertenceu ao FC Porto, logo no minuto 4: na cobrança de uma grande penalidade (Ivo Silva travou a bola com o patim, em remate de Ezequiel Mena), Gonçalo Alves rematou ao lado; na insistência, levantou a bola e atirou… à trave da baliza de Francisco Veludo!

Um toque do setique de Xavier Malián no patim de Ivo Silva (o capitão ia passar por trás da baliza…), já no minuto 11, valeu o cartão azul ao guarda-redes do FC Porto: Caio avançou na cobrança do livre direto e atirou… ao lado!

Volvido um minuto (portanto, ainda com a equipa portista em inferioridade numérica), Filipe Almeida passou por trás da baliza, levantou a bola… e bateu Tiago Rodrigues, abrindo assim o marcador (1-0).  

Gonçalo Alves voltou à marca de livre direto (Rúben Sousa, depois de cair junto da baliza do FC Porto, agarrou a perna de Reinaldo García…), já a menos de cinco minutos do final da primeira parte: o avançado internacional português atirou à trave…e Veludo travou a recarga!

O terceiro cartão azul foi mostrado a Telmo Pinto (por empurrar Tomás Moreira contra a tabela lateral), a apenas 26 segundos do intervalo: Moreira, com um remate forte e rasteiro, bateu ‘Xavi’ Malián… e elevou para 2-0.

A segunda parte também começou muito dividida… Um empurrão de ‘Rafa’ Costa a Caio (contra a tabela de fundo), no minuto 33, foi igualmente punido com cartão azul: Moreira voltou à pista para cobrar o livre direto, mas, desta vez (novamente com remate direto), permitiu a defesa ao guarda-redes internacional espanhol.

As oportunidades sucediam-se… junto de uma e outra baliza! Contudo, já no minuto 40, Gonçalo Alves, servido por Telmo Pinto, rematou (com a bola no ar) da zona frontal… e reduziu para 2-1.

Carlo Di Benedetto, volvidos dois minutos, teve soberana oportunidade para igualar o marcador: num livre direto (cartão azul a Filipe Almeida por puxar o patim de Telmo Pinto), o internacional francês atirou… ao lado!

Mas a equipa azul e branca, aproveitando a superioridade numérica, restabeleceu o empate, a dois golos, logo no minuto seguinte, pelo inevitável Gonçalo Alves, em remate frontal (desta vez para o lado direito de Veludo).

Passados apenas 34 segundos… Reinaldo García viu o cartão azul (resultante de duas advertências). No entanto, a equipa tomarense não conseguiu tirar proveito da superioridade numérica em pista…

A sete segundos do final, num rápido contra-ataque, Guilherme Silva rodou na esquerda… e sofreu falta de Telmo Pinto. O número 5 do FC Porto viu pela segunda vez o cartão azul: Rúben Sousa assumiu a cobrança do livre direto e disparou… por cima da baliza!

O empate, depois de terem chegado a uma vantagem de dois golos (e de muitas oportunidades desperdiçadas…), acaba por saber a pouco aos leões de Tomar. Ainda assim, não deixa de ser um resultado positivo… tendo em conta o valor do adversário.

No próximo sábado, dia 11, o Sp. Tomar/IPT recebe o La Vendéenne (18h00), para a segunda jornada (do Grupo A) da Liga Europeia.

Outros resultados desta jornada 12: Sanjoanense-Parede, 2-0; Benfica-Sporting, 4-3; Juv. Viana-Paço de Arcos, 2-4; Valongo-Sp. Marinhense, 2-1; H. Braga-Turquel, 4-2; Oliveirense-Ó. Barcelos (jogo interrompido: 4-6).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -